Pular para o conteúdo

COMEÇOU A CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Começou na última quarta-feira, dia 10, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Num primeiro momento a aplicação das doses das vacinas contra a doença está sendo para as CRIANÇAS MAIORES DE SEIS MESES E MENORES DE 6 ANOS(5 ANOS, 11 MESES E 29 DIAS). Além dos grupos das gestantes e puérperas (mulheres que deram a luz há 45 dias ou menos).  As vacinas utilizadas nas campanhas nacionais de vacinação contra a Influenza do Programa Nacional de Imunização são trivalentes, que contêm os antígenos purificados de duas cepas do tipo A e uma do tipo B.

Os contemplados com as doses podem procurar as Unidades de Saúde da Família que os atendem na região.

Em 2019, a estratégia de vacinação, de acordo com o Ministério da Saúde, será realizada considerando momentos específicos para a mobilização da população para a vacinação.

No período de 10 a 19 de abril, serão mobilizados os grupos prioritários de crianças, gestantes e puérpera para a vacinação contra influenza e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

A partir de 22 de abril, a vacinação contra influenza ocorrerá com a mobilização de todos os grupos prioritários em todo o país e, na ocasião, também ocorrerá a atualização da Caderneta de Vacinação da criança, da gestante e da puérpera que não compareceram no período inicial da campanha, prevista para estes grupos, com a oferta das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários contra influenza: trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos (5 anos 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade.

Para as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores, será avaliado o número de doses aplicadas no período da campanha.

OS GRUPOS PRIORITÁRIOS ENGLOBAM:
Trabalhadores de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.
Professores: todos os professores das escolas públicas e privadas
Povos indígenas:  toda população indígena, a partir dos seis meses de  A programação de rotina é articulada entre o PNI e a Secretaria de Atenção à Saúde Indígena (SESAI).
Indivíduos com 60 anos ou mais de idade: deverão receber a vacina influenza, apresentando documento que comprove a idade.
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.