Pular para o conteúdo

ÁREA AZUL COMEÇA A VIGORAR HOJE (15) EM GUAÍRA

Na segunda-feira, dia 15 de abril, a Área Azul começa a funcionar, com a cobrança de ticket a R$ 2,00 a hora ou R$ 3,00 por duas horas. O quadrilátero de estacionamento rotativo de Guaíra abrangerá as ruas 8, 10 e 12  e as avenidas 13, 11 e 9.

O estacionamento alternado no centro funcionará de segunda à sexta, das 9h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h. O prazo máximo de parada na mesma vaga será de 2 horas.

Há muito tempo Guaíra já sente os problemas comuns a grandes cidades, como a falta de vagas para estacionar no Centro, uma das principais reclamações de comerciantes e consumidores. A alternativa da Área Azul veio para organizar e democratizar o espaço urbano de forma a aumentar a oferta de vagas aos consumidores, usuários de bancos e serviços públicos.

Veículos de carga e descarga, idosos e deficientes, portando cartão, em suas vagas exclusivas não pagam. Motos devem estacionar em vagas próprias ou estarão sujeitas a multa. A venda de tickets é exclusiva de comerciantes identificados como ponto de vendas, portanto não haverá venda pelos agentes da Área Azul, os guardas mirins, e nem no escritório do Ganha Tempo.

A Prefeitura numa ação do DEMUTRAN – Departamento Municipal de Trânsito – com apoio do Departamento de Posturas, ofereceu  treinamento para os doze guardas mirins da SOGUBE, contratados como Agentes de Monitoramento da Área Azul e dois estagiários do curso de administração no QG da Área Azul, no Ganha Tempo.

A Prefeitura providenciou bicicletártios e é aguardada a instalação de mais, já encomendados. Além disso criou dois locais de carga e descarga de mercadorias e analisa a criação de mais  60 novas vagas exclusivas para motos.

Os jovens agentes que trabalharão em duplas, farão apenas a orientação, sendo respaldados pela equipe do DEMUTRAN, Guarda Municipal e Polícia Militar, quando o caso demandar autuações por infrações cometidas pelos condutores.

“A chegada da Área Azul é muito esperada pela população, principalmente por comerciantes e clientes de lojas. É uma demanda antiga da cidade que estamos resolvendo. A implantação da área azul vai resultar melhor em qualidade de vida, com redução de poluição do ar, sonora, além de trazer benefícios para o comércio, fomentando a economia da nossa cidade”, destacou o prefeito José Eduardo.