Pular para o conteúdo

GUAÍRA É A 3ª DO BRASIL EM SANEAMENTO BÁSICO

Dia 25 abril município assina convênio com ARES PCJ – Agência Reguladora de Serviços de Saneamento – para manter excelência em serviços de fornecimento água e, coleta, afastamento e tratamento de esgoto 

Dia 25 de abril o prefeito, José Eduardo Costrato Lelis assina convênio com a ARES PCJ – Agência Reguladora de Serviços de Saneamento – instituição que já faz o monitoramento de qualidade e gestão de concessionárias municipais de água e esgoto de 56 cidades, inclusive região metropolitana de Ribeirão Preto.

Esta ação implementada pela Prefeitura e Deagua foi aprovada pela Câmara e recomendada pelo Ministério Público, uma vez que Guaíra fez a opção de manter o serviços de fornecimento de água e destinação final de esgoto sob o controle do município.

“A assinatura deste convênio consolida o nosso DEAGUA concessionária de saneamento em Guaíra, uma empresa pública, que pertence ao povo de Guaíra e presta excelentes serviços. Esta agência é uma recomendação do Ministério Público e configura um órgão externo que auditará a qualidade de serviços e gestão do DEAGUA”, chancela o prefeito.

3ª MELHOR DO BRASIL

O desempenho confirmado no dia 28 de março uma comitiva constituída pelo o Chefe do Departamento de Obras e Manutenção de Próprios Públicos José Emigydio Oliveira Neto, o Chefe de Departamento de Meio Ambiente, Alaor Borges Pinheiro Neto  e o chefe do Departamento de Obras do DEAGUA, Gaspar Junqueira Dias Lelis esteve no auditório do CRQ (Conselho Regional de Química), em São Paulo, onde Guaíra foi agraciada com o prêmio de 3ª colocada no o 2º Ranking ABES da Universalização do Saneamento. A ABES é a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.  No total participaram do ranking 2.000 municípios brasileiros. Informações (http://abes-dn.org.br/?p=18536)

O prêmio foi entregue durante o simpósio de mesmo nome que ocorreu na capital do Estado cujo o objetivo foi detectar problemas, apontar soluções e incentivar  a universalização do fornecimento de água potável, coleta, afastamento e tratamento de esgoto. Desta feita, não basta ofertar serviços de qualidade, tem que atender a todos munícipes.

Guaíra que há mais de 40 anos tem praticamente 100% de fornecimento de água e tratamento de esgoto está colhendo os frutos do esforço que o DEAGUA – Departamento de Esgoto e Água de Guaíra – faz para manter a qualidade no atendimento aos guairenses. Mais uma vez a empresa pública do município que teve os serviços chancelados por notas estritamente técnicas atribuídas por engenheiros especialistas em saneamento básico (fornecimento de água potável e tratamento de esgoto)

Para o diretor do DEAGUA, Lucas Froner a preocupação do município é manter a qualidade da água e o fornecimento da mesma para todos os municípes. Ainda há se ter zelo e planejamento, com projetos em andamento, para melhorar o tratamento do esgoto, e este ordenamento da empresa pública, foi determinante para que Guaíra atingisse altíssima pontuação. No Brasil inteiro, entre os municípios de pequeno porte apenas, Santa Fé do Sul  e Uchoa conseguiram notas superiores. Porém a diferença de pontuação foi mínima, ambas as cidades acima ficaram com a nota total de 500 e Guaíra 499,93 (Veja tabelas em anexo).

FUTURO

Com a auditoria da ARES PCJ, o DEAGUA começa a planejar o futuro, calculando tarifas de forma justa e responsável, levando em conta o custo de produção, manutenção e projeção de intervenções e investimentos futuros. Por exemplo, as conclamadas obras de drenagem das principais ruas e avenidas do centro da cidade, ação de alçada DEAGUA, que acabaria com muitos transtornos sofridos pela população em dias de chuva, no entanto demanda investimento de significativa monta.