As lógicas do mercado atual fazem com que o sucesso de novas marcas e empresas online enfrente alguns desafios.

De fato, nos últimos anos, o rápido crescimento dos mercados digitais fez com que cada vez mais lojas online e serviços digitais surgissem, o que correspondeu a uma saturação do mercado e à criação de lógicas de concorrência cada vez mais desafiantes.

Mais do que nunca, uma visão empreendedora e original pode fazer a diferença no momento de lançar uma nova marca neste mercado repleto de novas empresas. Ainda assim, a criatividade não bastará para que uma entidade tenha sucesso. Será necessário que, a par com esta, se garanta a qualidade dos produtos comercializados, se estabeleça um contacto interativo e dinâmico com os clientes, se faça uma aposta no emarketing e, antes de tudo isto, que se crie uma identidade da marca muito sólida e ponderada.

Existem vários aspetos associados à identidade da marca, que podem contribuir para que uma determinada empresa online tenha sucesso. Conhecer estes aspetos da identidade da marca é fundamental para permitir que uma empresa consiga mover-se no seio das lógicas atuais.

Neste artigo, pretendemos explorar justamente os aspetos que pautam a criação da entidade de uma empresa, explanando as razões pelas quais é tão importante apostar na edificação de uma boa base, antes de lançar uma empresa digital no mercado do século XXI.

1. O slogan da marca

Um slogan é, fundamentalmente, um dos aspetos de base na construção da identidade de uma determinada marca, correspondendo a uma frase simples e direta, que passa os princípios da marca e estabelece uma linha de conexão com o público.

Devendo ser simples, apelativa, curta, fácil de entender, fácil de apreender, memorável e incisiva, esta frase deve estar de acordo com os princípios da marca, reforçando noções como a proximidade, a confiança e o profissionalismo.

A sonoridade deste slogan é muito importante, já que, quanto melhor dor esta caraterística, mais provável é que as pessoas recordem o mesmo.

Muitas empresas contratam criativos da área do marketing online para garantir que criam o melhor dos slogans. Ainda assim, para empresas que estejam a lançar-se e que enfrentem os desafios económicos da atualidade, existe também a possibilidade de encontrar frases perfeitas através de geradores gratuitos online. Clique aqui para saber mais sobre estes.

2. O nome da marca


Tal como o slogan, também o nome da marca é fundamental para a sua identidade. A criação de um nome deve ser pensada com cuidado, já que este traço faz, nas marcas – tal como nas pessoas – o papel de as distinguir das demais.

O nome deve ser simples e fácil de ler. Ao mesmo tempo, deve também ser diferente dos nomes das outras marcas, principalmente se se tratarem de marcas já estabelecidas. A tentativa de imitar este tipo de nomes pode fazer com que os clientes tenham menos confiança na sua empresa.

No momento de criar o nome deve ter em consideração o seu setor de trabalho, os seus objetivos e o seu público-alvo. Além disso, deve ainda considerar a disponibilidade de endereços digitais, já que é importante que o seu site fique alojado num domínio com o mesmo nome da marca.

3. O logotipo da marca


O logotipo é outro dos aspetos que ajuda a diferenciar a sua marca, sendo importante que este cumpra, tal como os elementos anteriores, uma função identitária.

O logotipo ajudará a distinguir a sua marca mesmo quando o nome não for referido, tratando-se de um ícone de diferenciação único e muito pertinente.

Os criativos da área do design digital são normalmente os profissionais responsáveis por esta criação mas, tal como o slogan, existem também alguns geradores de logotipos disponíveis online, que permitem a criação desta importante estrutura de identidade, de forma gratuita ou por valores mais apelativos.

O logotipo deverá ser distinto dos logotipos de outras empresas e identificar a sua marca.

4. O design digital do site da marca


Aspetos como a cor, o lettering ou o formato no qual os conteúdos se apresentam no site da sua marca são importantes para mostrar a identidade da mesma.

O seu site deve estar tão legível quanto possível, respeitando os traços criados anteriormente, com o nome, o logótipo e o slogan.

É importante que o cliente sinta, no seu site, uma grande facilidade de navegação, já que esta facilitará o processo e corresponderá a uma maior tendência para a aquisição dos produtos e serviços que comercializa na sua empresa online.

Deve ter particular atenção ao tipo de letra escolhido e aos contrastes que são utilizados. Lembre-se de que alguns tipos de lera são difíceis de ler ou podem tornar-se cansativos ao fim de algum tempo de leitura. Da mesma forma, se não existir contraste entre o fundo e o texto, o mesmo pode tornar-se ilegível.