Pular para o conteúdo

INCLUSÃO NA ESCOLA: DESAFIOS QUE GERAM BENEFÍCIOS

Um novo aluno é capaz de mudar uma escola inteira. E para melhor. Essa é a experiência que Márcia Regis, diretora pedagógica do Colégio Presbiteriano Mackenzie, vai contar durante sua palestra Inclusão escolar: eliminando barreiras e ampliando as possibilidades de aprendizagem, no dia 16 de maio às 14h30, no Congresso da Bett Brasil Educar.

O programa de inclusão do Colégio já tem cinco anos, mas a cada etapa há novos desafios. O mais recente tem sido adaptar a escola para dois estudantes cegos. “Estamos adaptando o Colégio todo, com informações em braile e piso tátil. É um trabalho feito para receber esses estudantes, mas todos se percebem dentro de uma escola inclusiva”, afirma ela.

Márcia explica que, como o Estatuto do Deficiente não estabelece para que tipo de inclusão deve-se estar preparado, o importante é estar aberto para receber a todos, fazendo as adaptações conforme as necessidades aparecerem. “A meta é eliminar as barreiras físicas e pedagógicas. Realizamos as adaptações pedagógicas à medida que recebemos um novo aluno. O Planejamento Individual é feito pela equipe multidisciplinar, entendendo em que momento da aprendizagem este aluno está e quais suas possibilidades de aprendizagem”, conta ela.

O Colégio atualmente tem 20 alunos com autismo e 10 com Síndrome de Down, dentre outras deficiências. Há uma sala especial, com uma equipe multidisciplinar, para dar um apoio a todos os alunos que fazem parte do Programa de Inclusão. “Nosso espaço foi planejado contando com muitos recursos didáticos, mas estamos sempre aprimorando. O objetivo é levar educação de excelência para todos”, diz Márcia.

Sociedade inclusiva

Outro aprendizado interessante do Mackenzie é que toda a comunidade escolar está disposta a ajudar na inclusão. “Os pais dos nossos alunos recebem muito bem as iniciativas de inclusão. Os estudantes desenvolvem empatia e se tornam parceiros”, comemora a diretora. Márcia defende que uma escola inclusiva tem potencial para uma transformação para além de seus muros: “Essas iniciativas vão se refletir numa sociedade mais inclusiva”.

Além da palestra de Márcia, o Mackenzie trará a discussão de outros importantes temas dentro da educação.

Sobre o Colégio Presbiteriano Mackenzie

Os Colégios Presbiterianos Mackenzie são reconhecidos hoje pela qualidade de ensino e educação que oferecem a seus alunos, e que está enraizada na antiga Escola Americana, fundada em 1870 por George e Mary Chamberlain, em São Paulo. A instituição dispõe de unidades em São Paulo, Tamboré (campus Alphaville, em Barueri- SP), Brasília e Palmas (TO). Com todos os segmentos da Educação Básica – Educação Infantil (Maternal, Jardim I e II), Ensino Fundamental e Ensino Médio, procura o desenvolvimento das habilidades integrais do aluno e a formação de valores e da consciência crítica, despertando o compromisso com a sociedade e formando um indivíduo capaz de servir ao próximo e à comunidade.