Pular para o conteúdo

ENCONTRO CULTURAL DE ARTE LIVRE PROMETE ATRAIR MAIS DE 5 MIL PESSOAS EM GUAÍRA, SP

Considerado um dos principais eventos de cultura popular na região, o Encontro Cultural de Arte Livre de Guaíra (SP), já tem data para acontecer em 2019. Com atrações que vão desde um grande show de rock até espetáculos teatrais e de dança, exposições e exibição de filmes, todos gratuitos, a 23ª edição do Ecal está prevista para acontecer entre os dias 12 e 21 de julho.

Serão dez dias de muita arte e cultura em uma programação planejada para atender aos mais diversos públicos. A expectativa é que mais de cinco mil pessoas de Guaíra e região participem das atrações ao longo do evento.

“Neste ano o Ecal inova com um novo formato de gestão, através de uma parceria entre o Departamento Municipal de Cultura, ProAC, Grupo Tereos, e a organização do terceiro setor ‘Moenda Cultural’, assim o evento pôde angariar mais recursos para ampliar sua programação. A iniciativa segue os moldes da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e faz parte do processo de modernização e adequação do Departamento de Cultura às novas perspectivas de desenvolvimento cultural que visa parcerias entre o setor público e a iniciativa privada para dinamizar e fomentar ainda mais as atividades culturais no Município de Guaira”, explicou o Chefe do Departamento de Cultura, Sidnei Ferreira.

Entre as atrações previstas estão: festivais de Dança e Música; curso de Stand Up; espetáculo de Jazz “Cabaré”; espetáculo “Ser-tão”, com músicas nordestinas; espetáculo de teatro infantil; e ainda a peça “A Próxima Estação um Espetáculo para Ler”, com o ator global Cacá Carvalho, que interpretou o personagem Jamanta, na novela Torre de Babel; exibição de filmes para todos os públicos e também a curadoria para realização de exposição com o artista plástico Ronaldo Boner Jr, ganhador do Salão de Belas Artes de Piracicaba e contará com quadros de artistas e ateliês de todo o Estado de São Paulo.

Outro destaque da programação será a participação de todas as oficinas culturais, incluindo um recital de piano. São 19 oficinas culturais, incluindo as 16 realizadas em parceria com a Associação de Desenvolvimento Cultural “Águas Correntes”.

A banda Ira será responsável por encerrar a 23ª edição do Encontro Cultural de Arte Livre em Guaíra, SP, no dia 21 de julho — Foto: Divulgação – Crédito: Ira

O encerramento da 23ª edição do Ecal ficará nas mãos da banda Ira. No repertório o grupo de rock, um dos mais famosos dos anos 80, deve apresentar clássicos como Dias de Luta, Envelheço na cidade, Flores em você, Tarde vazia, Eu quero sempre mais, Núcleo Base, Girassol, Vida passageira e Rubro zorro.

“Trouxemos novamente para o calendário cultural de Guaíra a realização do Ecal em mais um resgate das tradições da nossa cidade. O Encontro Cultural de Arte Livre traz o melhor da expressão artística guairense em várias manifestações culturais, atingindo todos os públicos e trabalhando diretamente para o desenvolvimento cultural da nossa população”, celebrou o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis.

O 23º Ecal acontece na Casa de Cultura “Professor João Augusto de Mello” e suas imediações. Em todos os dias o início da programação será às 13 horas.

fonte: G1