Pular para o conteúdo

GUAÍRA INAUGURA SÁBADO O 1º POMAR URBANO

Destinar áreas adequadas para o plantio de árvores frutíferas na cidade está na alça da mira do projeto Pomar Urbano, idealizado pela Prefeitura de Guaíra, com execução do pessoal da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O primeiro pomar será inaugurado no sábado, dia 8, em uma área institucional da Prefeitura, que margeia a rua 38, via de ligação da avenida Padre Agostinho Ferrero com os bairros da região do Aniceto, passando pelos fundos do Campos Elíseos.

Na inauguração a própria Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente iniciará o plantio de 150 mudas de árvores frutíferas e já indicará aos munícipes a gleba destinada as árvores que dão frutos. Oportunidade em que os técnicos do setor de agricultura e meio ambiente vão orientar sobre o plantio correto de árvores na zona urbana. Enfoque especial para o reforço na divulgação da Cartilha de Arborização Urbana, disponível no site da Prefeitura:
http://guaira.sp.gov.br/wp-content/uploads/2015/11/Cartilha-de-Arboriza%C3%A7%C3%A3o-Urbana-1.pdf).

Fazer, orientar, fiscalizar e disciplinar o plantio de árvores no meio urbano são atribuições da Prefeitura, conforme prevê o Código Florestal Brasileiro e com esse propósito a municipalidade vem executando diversas ações para manter o meio ambiente urbano saudável e sustentável.

Ressalte-se que Prefeitura já possui Viveiro de Mudas Nativas para recomposição ambiental na zona rural, que cede gratuitamente mudas para os cidadãos plantarem em suas casas, especialmente nos passeios públicos. Por outro lado existe o programa Adote o Verde, que inclui a comunidade na preservação ambiental, no perímetro urbano.