Pular para o conteúdo

3 DICAS PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

Os bebês precisam muito mais do que cuidados, proteção e alimento. Os primeiros 36 meses de vida são essenciais para a evolução do cérebro humano, pois é nesse período que estamos aptos a expandir as nossas capacidades mentais. Por isso, estimular os bebês traz diversos benefícios e é muito importante para auxiliar no desenvolvimento psicomotor, que integra a evolução intelectual, psicossocial, motora e da linguagem.

A especialista Lays Veloso, psicomotricista pela Organisation Internationale de Psychomotricité et Relaxation (OIPR – Paris) e fundadora do BabyOlogy – primeiro spa de bebês especializado em psicomotricidade do Brasil, que foi recém-inuagurado em São Paulo (SP) – elaborou três dicas para você que quer impulsionar a evolução do seu pequeno, mas não sabe como. Essas técnicas contribuem com o equilíbrio, a locomoção, a concentração, a força e ainda ajudam nos aspectos psíquicos e intelectuais do bebê. Confira:

1 – Estimule o eixo corporal

Recomendada para bebês a partir de 2 meses a 1 ano de vida, essa técnica é utilizada para trabalhar o eixo corporal, a estruturação do corpo em relação ao equilíbrio e o desenvolvimento do tônus.

Para executá-la o bebê já deve estar com o pescoço bem firme e ter o hábito de ficar de bruços. Utilize um lençol infantil para garantir mais segurança, dobre ao meio, coloque no chão e ponha o bebê em cima do tecido em uma das pontas.

A dobra tem que ficar na altura das axilas até os pesinhos. Depois, enrole o bebê com calma e delicadeza com os bracinhos para dentro, descubra e role ele de um lado para o outro (direita e esquerda). Segure a outra ponta do lençol e desenrole cuidadosamente o bebê: ele vai sentir como se estivesse rolando sozinho.

Se o bebê chorar, não se preocupe. Essa posição e esse deslocamento são novos para ele. A ideia é trabalhar a locomoção, o rolar, o rastejar, o sentar e a evolução psicomotora da criança em relação ao desenvolvimento do equilíbrio, da atenção e do tônus muscular.

Recomenda-se fazer esse exercício duas vezes ao dia por 5 minutos quando o bebê estiver acordado e bem disposto.

2 – Desenvolva o cérebro e o equilíbrio

Outro método para estimular o equilíbrio e as funções cerebrais da criança é fazer um balanço com um lençol infantil. São necessárias duas pessoas para segurar cada ponta do lenço (frente e atrás) que será esticado como se fosse uma rede.

O objetivo é fazer o bebê sentir o balanço em relação ao seu corpo e estimular o sistema vestibular do cérebro da criança. A pessoa que estiver segurando o lençol na parte de trás do pequeno pode levantar um pouco mais o tecido para que ele fique mais firme de acordo com o desenvolvimento do bebê.

Essa técnica pode ser aplicada com o bebê sentado, quando ele for mais velho, fechando cada vez mais o lençol em formato de rede.

3 – Explore a consciência corporal

Essa técnica vai trabalhar o desenvolvimento psíquico e motor do bebê. Coloque um lençol infantil no chão, deite a criança sobre o tecido com as costas para o solo e arraste-a cuidadosamente pelos pesinhos. Puxe o bebê para os dois lados (direita e esquerda), ou pela cabeça, como se ele estivesse rastejando.

A ideia é fazer a criança sentir o seu corpo no chão e organizar toda a atenção, a força, o tônus e a noção espacial por meio da consciência corporal ao se arrastar. Esse método também pode ser aplicado com o bebê de bruços.

Sobre Lays Veloso

Lays Veloso é especialista em psicomotricidade pela Organisation Internationale de Psychomotricité et Relaxation (OIPR – Paris). Estudou quatro anos na França para aprofundar-se na psicomotricidade e desenvolvimento infantil. Entre os cursos realizados estão: psicomotricidade e a revolução digital tecnológica, perfis psicomotores e intervenções, ciências e técnicas do corpo, psicomotricidade e os distúrbios da sociedade, e aspectos psicomotores e suas disfunções corporais. Lays estudou ainda práticas psicomotoras para educadores no Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação da Organização Internacional de Psicomotricidade (ISPE-GAE-OIPR), além de psicomotricidade clínica. A especialista também é professora de cursos de pós-graduação e trabalha nessa área há quase 10 anos.

Sobre o BabyOlogy

O BabyOlogy, primeiro baby spa especializado em psicomotricidade do Brasil, nasceu para transformar o olhar das famílias sobre a importância do desenvolvimento infantil. O espaço trabalha com técnicas psicomotoras oferecendo estímulos e vivências multissensoriais que ajudam a explorar plenamente as potencialidades que irão acompanhar o bebê até a vida adulta. Entre os benefícios do BabyOlogy estão: desenvolvimento neuropsicomotor e intelectual, segurança, autoconfiança, relaxamento, bem- estar, vínculo afetivo, melhora no apetite e funcionamento do intestino, alívio de cólicas e gases, estimulação dos sistemas cardiorrespiratório e circulatório e adequação do sono. Fundado pela especialista em psicomotricidade Lays Veloso, o objetivo é criar cada vez mais a consciência sobre a importância dessa neurociência, estimulando de maneira adequada as crianças para que elas tenham um amadurecimento do seu cérebro em harmonia e integração na aquisição dos movimentos, desenvolvimento da linguagem, capacidade cognitiva e desenvolvimento psíquico e psicossocial. www.babyology.com.br