Pular para o conteúdo

CALÇA DE ALFAIATARIA: VEJA COMO ADOTAR ESSA PEÇA SUPER VERSÁTIL

  • MODA

As calças de alfaiataria podem ser mais compridas ou do tipo pantacourt. Podem ser com o cós mais alto (cintura alta) ou ser do tipo flare. Não importa, elas sempre dão um up em qualquer produção, do esporte chique às roupas de gala. 

Quer conhecer um pouco mais da história das calças de alfaiataria e ver dicas de como usá-las em seu dia a dia? Temos algumas dicas bem especiais para você.

O que é alfaiataria

A alfaiataria é um conceito muito usado no guarda-roupa masculino, já que a maioria das peças, como blazers, calças e coletes, eram feitas inicialmente para eles. 

Geralmente, as roupas de alfaiataria são criadas por um costureiro especializado, chamado de alfaiate, e a grande diferença com relação às peças industriais é que são feitas à mão e de acordo com as medidas específicas de cada um. 

Se você fizer um exercício de memória, talvez consiga se lembrar das calças de seus avós, que provavelmente eram feitas por alfaiates. Algumas eram passadas de geração a geração, pois os tecidos eram bem mais resistentes. 

Com o tempo, no entanto, esse tipo de roupa foi perdendo um pouco a fama e hoje em dia é cada vez mais comum vermos pessoas mais velhas usando roupas industriais, como a calça jeans.

Alfaiataria no guarda-roupas feminino

Embora sejam mais tradicionais no vestuário masculino, as roupas do tipo alfaiataria deixaram de ser uma exclusividade dos homens por volta da Primeira Guerra Mundial, no começo do século XX. 

Naquele momento histórico em que os homens estavam guerreando nos campos de batalha, as mulheres precisaram dar adeus a vestidos e espartilhos para poder desempenhar funções nos comércios, nas fábricas e nos hospitais. 

Assim, elas também começaram a usar algumas peças de alfaiataria como as calças e os casacos. Nesta época, a estilista Coco Chanel revolucionou a moda feminina, criando roupas simples e despojadas para as mulheres com uma pegada mais esportiva. 

Ela criou calças e saias em tecidos mais leves que deram muita mobilidade para as mulheres. Mas não esqueceu dos acessórios que continuavam super femininos com as suas famosas pérolas.

Quando usar a alfaiataria 

Foi-se o tempo em que as mulheres usavam peças de alfaiataria apenas para as ocasiões mais formais, como casamentos e o dia a dia de trabalho. 

Atualmente, é bem possível usar essas peças de acabamento mais fino em situações mais informais, como pequenos passeios e reuniões com amigos. 

Ou seja, é cada vez mais possível adotar a alfaiataria para o dia a dia e as calças tornam-se, definitivamente, peças coringas.

A seguir, mostramos como você pode usá-las em seu dia a dia e ficar super chique. 

Como usar as calças de alfaiataria  

Para criar um look com calça de alfaiataria, você precisa definir qual o objetivo do visual. Se você quer criar um ar mais despojado, é melhor combiná-la com peças de acabamento mais impolido. 

Já se seu objetivo é transmitir uma ideia de organização e seriedade, é preferível mesclá-las com peças igualmente mais finas. 

Looks despojados

Vai ter um brunch com as amigas ou um date com aquele seu crush das antigas? Bem, nestes casos, você pode usar uma calça de alfaiataria pantacourt com uma camiseta, por exemplo.

Se estiver mais frio, pode complementar a produção com um moletom ou com uma jaqueta de couro. 

Nos pés, você pode escolher uma ankle boot, aquelas botas de cano mais curto, ou um tênis de sola mais grossa.   

Looks mais formais

Vai ter uma reunião com algum cliente importante ou vai a um almoço de família? Nestas situações, é legal mostrar um pouco mais de seriedade, não é mesmo? 

Opte, então, por calças de alfaiataria mais compridas, como as flare, combinando com segundas e terceiras peças igualmente formais, como as camisas e os casacos mais sóbrios, como os blazers. Suéteres e cardigãs também são bons acompanhantes. 

Nos pés, você pode escolher um scarpin de bico fino confortável ou mesmo uma sapatilha envernizada. 

Looks de gala

Agora, você tem um casamento ou uma formatura para ir? Que tal surpreender com uma roupa trabalhada na alfaiataria? Macacões e calças são opções elegantes e bastante modernas.

No caso das calças, prefira as de cós mais alto ou as do tipo cigarrete que deixam o look sensual e elegante. 

É importante escolher tecidos e cores mais contemporâneos, além de silhuetas mais moderninhas. Para finalizar o look com elegância, capriche nos acessórios, como as bolsas do tipo clutch. 

Agora que você já sabe como usar a calça de alfaiataria nas mais diferentes ocasiões, pode se preparar para receber os elogios, porque você com certeza vai arrasar!