VIDEOCAMP DISPONIBILIZA PLAYLIST DE FILMES PARA AJUDAR ESTUDANTES A SE PREPARAREM PARA AS REDAÇÕES DOS VESTIBULARES E DO ENEM

Conteúdos audiovisuais que focam em temas atuais são alternativas lúdicas e gratuitas para estimular os estudos dos candidatos para as avaliações

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os vestibulares são importantes momentos no processo de ingresso à universidade, e o sucesso dos candidatos e candidatas depende de muito estudo e preparação. A redação é uma das etapas mais significativas dessas provas, por isso, estar preparado para a argumentação – especialmente sobre os principais assuntos da atualidade – é essencial para garantir um bom resultado. Para ajudar futuro(a)s universitário(a)s a se prepararem, a plataforma Videocamp disponibiliza, gratuitamente, a playlist de filmes “Para se preparar para as redações dos vestibulares“.

A seleção reúne 20 conteúdos audiovisuais que trazem, em suas narrativas, temas contemporâneos que podem ajudar tanto nos argumentos da dissertação, quanto em questões de conhecimento multidisciplinar. Oficialmente, sabe-se pouco sobre o processo para a escolha do tema da redação, mas é possível afirmar que as bancas avaliadoras têm cobrado dos estudantes conhecimentos sobre temas relevantes à sociedade brasileira. Por isso, o Videocamp selecionou conteúdos que promovem reflexões sobre temas como meio ambiente, mobilidade urbana, política, questões sociais e de gênero.

“Nas últimas edições dos vestibulares e Enem, os temas da redação focaram em questões sociais, educacionais e inclusivas, e sabemos que essas produções audiovisuais ajudam na preparação dos candidatos. Ainda restam alguns meses para o exame, e por isso os estudantes têm tempo para se preparar. Dessa forma, convidamos os estudantes a se reunirem para assistir aos filmes, em casa ou no cursinho. Essa atividade é uma oportunidade potente de exercitar a capacidade de dissertação, além de ser uma opção diferente para refletir, esclarecer e tirar dúvidas conjuntamente”, considera Josi Campos, coordenadora do Videocamp.

Confira, abaixo, o resumo de alguns filmes disponíveis na playlist. A seleção completa e gratuita está disponível aqui.

– Hoax: Três amigos que moram num bairro de periferia fazem um vídeo simulando o assassinato de um deles para impressionar os amigos. O vídeo acaba caindo na internet e é visto por toda a cidade. Acreditando que seja verdade, as pessoas exigem alguma providência das autoridades.

– O Elo Perdido – O Brasil que Pedala: Da pequena Afuá – PA às megalópoles São Paulo e Rio de Janeiro, a bicicleta é a escolha de milhares de brasileiros, e “Elo Perdido” investiga os fatores que constroem a resiliência do ciclista brasileiro ao adotar um meio de transporte sustentável nas cidades.

– Carne, Osso: Os frigoríficos brasileiros ganham mercado em todo o mundo. Mas na esteira desse sucesso estão histórias pouco conhecidas de trabalhadores afastados por jornadas intensas, penosas e repetitivas.

– Água Mole Pedra Dura: Com as populações em ascensão, as gerações presentes e futuras buscarão soluções de como lidar com as crises da água nas grandes cidades.

– Coratio – 30 anos de Brasil Nunca Mais: Trata dos 30 anos do lançamento do livro “Brasil Nunca Mais”, um marco na luta pelos direitos humanos no Brasil. A ideia da publicação era tentar garantir que a tortura e o desrespeito aos direitos humanos praticados por agentes do Estado não acontecessem mais.

– Dia Do Progresso: Em meio a uma das piores crises do Brasil, com o maior índice de desemprego da história do país, o filme fala sobre relações humanas.

– #MeninaPodeTudo – Machismo e Violência Contra a Mulher na Juventude: Os casos de feminicídios e expressões machistas têm crescido exponencialmente nos últimos ano. Por isso, a escola de jornalismo independente “É nois”, em parceria com os institutos Vladimir Herzog e Patrícia Galvão, desenvolveram um documentário com dados obtidos em pesquisas pela internet e depoimentos de jovens de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Salvador e Porto Alegre.

– Vestidas de Noiva: Um Documentário Sobre o Casamento Homoafetivo no Brasil: Celebra as conquistas já alcançadas e aponta o que ainda precisa ser feito para garantir direitos iguais às famílias LGBTQI+.

Sobre o Videocamp
O Videocamp é uma plataforma online e gratuita que possibilita que produções audiovisuais em busca de impacto e transformação alcancem o maior número possível de pessoas. Por meio de exibições públicas, que podem ser realizadas por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, o Videocamp democratiza o acesso à cultura e à informação. Para os realizadores, a plataforma potencializa a formação de público e atua como ferramenta de promoção dentro da estratégia de lançamento do filme.

Anterior QUAIS SÃO AS CINCO CIRURGIAS PLÁSTICAS MAIS FEITAS NO PAÍS?
Próxima ASSOCIAÇÃO OS INDEPENDENTES COMEMORA 64 ANOS DE FUNDAÇÃO