Pular para o conteúdo

PASSEIO NA NATUREZA PODE SER UMA BOA DICA PARA FAMÍLIAS APROVEITAREM AS FÉRIAS


Próximo do fim das férias escolares, as famílias ainda podem aproveitar o mês de julho com passeios diferentes que promovem o contato das pessoas com a natureza. No próximo domingo (21), mais de 200 áreas protegidas brasileiras recebem a campanha “Um Dia no Parque”.

Em São Paulo, será a vez do Geração+Verde, no Parque Praia do Sol. E no último sábado do mês (27), acontecerá o “Férias na Mata Atlântica”, em uma antiga fazenda de café que deu lugar a uma base de projetos de restauração florestal. Veja essas dicas da Fundação SOS Mata Atlântica.

Realizada pela Coalizão Pró-UC – coletivo de organizações da sociedade civil do qual a Fundação SOS Mata Atlântica faz parte – a segunda edição de “Um Dia no Parque”tem como objetivo incentivar os brasileiros a conhecerem melhor as áreas protegidas do país, criando uma cultura de visitação e turismo nas Unidades de Conservação (UCs), mais conhecidas como parques. Mais de 200 áreas protegidas do País participam da ação, além de oferecer atividades, como caminhadas, observação de aves, passeios de barco e muito mais. Alguns parques de São Paulo não cobrarão entrada do público neste dia. Além disso, o Cabify, único aplicativo de mobilidade urbana carbono neutro do Brasil, apoiará a iniciativa concedendo o voucher de desconto UMDIANOPARQUE. No dia 21/07, os usuários terão desconto de 25% em duas corridas até R$ 10 realizadas nas categorias Essential (São Paulo), Lite ou Easy Taxi (não válido para corridas corporativas). Os detalhes de cada atividade dos parques, bem como possíveis contatos com os organizadores, podem ser obtidos no site www.umdianoparque.net/.

No mesmo dia, porém apenas em São Paulo, das 9h às 13h, a Coca-Cola FEMSA Brasil, a Coca-Cola Brasil e a Fundação SOS Mata Atlântica promovem uma ação de educação ambiental no Parque Municipal Praia do Sol, na zona Sul de São Paulo. A ação faz parte do projeto Geração+Verde, iniciativa que também é realizada com apoio da Prefeitura de São Paulo, e tem como objetivo levar educação ambiental para a comunidade e engajá-la na manutenção das áreas verdes do município. Entre as atividades, uma maquete dinâmica que demonstra a relação entre preservação da mata com a disponibilidade de água, um mutirão de limpeza, entre outras ações. Haverá ainda o plantio de 25 mudas nativas da Mata Atlântica. O evento é gratuito, mas para participar é necessária a inscrição prévia pelo site. Menores de 18 anos devem participar acompanhados por um responsável.

E para fechar o mês, o “Férias na Mata Atlântica” oferece passeio em meio à natureza para pais e responsáveis realizarem com crianças entre 5 e 12 anos. Realizado no dia 27 de julho (sábado), das 10h às 16h, em Itu, o evento é uma oportunidade para as famílias realizarem atividades, como trilha, oficina, contação de histórias, teatro e piqueninque colaborativo. A participação é gratuita, porém as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas no site da organização. Mais informações pelo email info@sosma.org.br .

“Algumas vezes ao pensar em qual passeio fazer durante as férias, as pessoas podem acabar desconsiderando uma ida ao parque, uma viagem a destino natural ou qualquer outra atividade que proporcione uma vivência no meio ambiente. Esta relação faz parte da natureza humana, mas estamos ficando cada vez mais distante disso”, afirma Kelly De Marchi, educadora ambiental da Fundação SOS Mata Atlântica.

Acesse o site da SOS Mata Atlântica e veja mais informações sobre cada evento.

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica
A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade em prol da recuperação da floresta, da valorização dos parques e reservas, de água limpa e da proteção do mar. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.