Pular para o conteúdo

GUAÍRA: ESTÃO JOGANDO LIXO EM RESERVA AMBIENTAL NO BAIRRO TAÍS

A Mata do Tais, reserva ambiental, que em fevereiro deste ano, recebeu obras de urbanismo, calçamento, cercamento e equipamentos de ginástica, levando o nome de uma das primeiras moradoras da região, Dona Euripa Rodrigues da Silva Geloni continua sendo alvo de pessoas sem consciência que insistem em jogar lixo no local.

Uma prática daninha, porque se trata de uma gleba de cobertura vegetal nativa (reserva ambiental), ainda mais, o lixo depositado em local irregular, especialmente próximo a áreas de vegetação, atrai insetos e animais perigosos no ambiente urbano, como ratos, cobras e escorpiões.

Diuturnamente equipes do Departamento de Serviços Urbanos têm que fazer recolha de lixo em logradouros públicos, especialmente nas vias de entrada e saída da cidade, no entanto terrenos vagos, praças, parques e canteiros de avenida são alvos da porquice.

Para tentar inibir esta prática a Prefeitura Municipal conseguiu uma importante parceria com a empresa Center Leste, responsável pela coleta do lixo no município.

Nesta semana a empresa já instalou no estacionamento de sua frota (antigo estacionamento da Bontur) na Avenida Neca Santana, algumas caçambas para que as pessoas possam fazer o descarte correto do lixo, principalmente aos finais de semana.

“Muitas vezes a pessoa está com lixo em casa, exalando mau cheiro, e não quer esperar a coleta no início da semana. Agora ela poderá levar este lixo até o galpão da Center Leste e lá depositar estes resíduos, fazendo o descarte correto deste material”, explicou Valter Alves dos Santos Júnior.

A expectativa é de que com essa iniciativa e o bom senso da população seja minimizado o problema do descarte irregular de lixo no município. Lembrando que quando o cidadão descarta detritos em locais indevidos, ele está colocando em risco a saúde e a vida de outras pessoas.