Pular para o conteúdo

MINISTÉRIO DA SAÚDE ADIA VACINAÇÃO ANTI-RÁBICA PARA NOVEMBRO

O Departamento Municipal de Zoonoses e Bem Estar Animal foi informado pelo Ministério da Saúde que a Campanha de Vacinação Anti-Rábica, programada para agosto em Guaíra, foi adiada, podendo ocorrer no mês de novembro.

Vale ressaltar que as vacinas contra raiva animal são distribuídas e controladas pelas alçadas federal e estadual do governo, cabendo a Prefeitura somente disposição de pessoal e a logística.

O Ministério da Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses do Estado alegaram desabastecimento nos estoques para anunciar o adiamento das campanha que ocorreriam em diversos municípios, que usualmente realizam a vacinação em cães e gatos gratuita e, em massa, a partir do mês de agosto.

Os órgãos de controle sanitário informaram, em notas enviadas para a Secretaria Municipal de Saúde de Guaíra, que os estoques de vacinas serão conservados para bloqueio de focos e prioridade para os estados de maior risco epidemiológico para raiva animal para o estado do Maranhão e Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre (estratégicos, divisa com a Bolívia)  e outros municípios em estados da região Nordeste.