Pular para o conteúdo

VISIBILIDADE DA MARCA: 5 DICAS PARA SER ACHADO PELO USUÁRIO IDEAL

Como fazer com que uma marca entre na mente das pessoas? Como as pessoas tomam a decisão de comprar de uma marca e não de outra?

A visibilidade da marca é uma poderosa ferramenta capaz de se fixar no subconsciente do consumidor e ser tornar um dos fatores decisivos para adquirir produtos e fidelizar. Visibilidade da marca é mostra-se, ou melhor apresentar-se ao seu consumidor, em outras palavras: é entrar em cena e criar um diálogo com o usuário e não passar despercebido.

Para isso, existem algumas ações e ferramentas digitais que podem te auxiliar para exercer alta visibilidade. Veja abaixo alguns benefícios:

  • engajamento com o consumidor ideal da marca;

  • expansão das vendas;

  • aumento do número de clientes;

  • evolução de tráfego no blog;

  • aumento do tráfego do site.

1. Redes Sociais

Que você já sabe que estar nas redes sociais é obrigatório e tarefa básica do marketing, é verdade, agora, criar perfis de empresa e postar uma vez ou outra não vai dar certo. As redes sociais solicitam um trabalho incansável de relacionamento. Você precisa manter a frequência para fidelizar. Não dá pra fugir disso, todos estão conectados às redes sociais. Os usuários buscam informações sobre a marca e produtos nestes canais digitais. Aumentar a visibilidade de empresa passa por essa etapa.

Além disso, os conteúdos devem provocar mais o engajamento da marca do que apenas vender. Forneça informações úteis, crie o diálogo.

Se a marca é de modas, forneça dicas de como se vestir, se a empresa é de ferramentas, apresente dicas de como conservar e usar melhor as ferramentas. Siga essa linha de raciocínio para qualquer demanda e tipo de empresa.

Os perfis de empresa no Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube permitem maior visibilidade se forem explorados como verdadeiras vitrines que fornecem informações valiosas sobre sua persona.

Não ignore o poder das redes sociais, elas são um canal de comunicação indispensável para ser visto e achado!

2. Assessoria de Imprensa

A visibilidade de marca pode ser potencializada por meio da assessoria de imprensa. Essa é uma chave que poucos empresas ou profissionais e marketing tem buscado. Contudo, é capaz de acelerar o caminho do usuário até a marca. Mas  que é assessoria de imprensa?

É o relacionamento entre marcas e jornalistas de veículos de comunicação. O objetivo é manter a audiência, o público e os consumidores informados sobre tudo que acontece com a empresa. Divulgando seu trabalho, valores, produtos e influência social da marca. É um canal poderoso capaz de abrir as portas para portais de alta influência como Exame, que tem mais milhares de páginas visitadas por mês, além de muitos outros canais.

E quais serviços uma assessoria de imprensa pode fornecer?

Uma assessoria de imprensa séria e competente é capaz de fornecer uma gama de serviços que colaboram para a visibilidade da empresa:

Disparo de Press Kit

Basicamente é o envio de kits para formadores de opinião como jornalistas, blogueiros entre outros. Essa forma de divulgação passa por processo de experiência junto a personalidade que divulga o produto em seus canais de comunicação. A assessoria de imprensa possui conexões chaves para engajar sua marca aos jornalistas ideias ao negócio da empresa.

Press Release

Nessa categoria de visibilidade da marca, é criado conteúdos, como artigos, infográficos, e-books ou pesquisas relacionadas a sua empresa. Num segundo momento busca-se um veículo de comunicação para receber e divulgar esse conteúdo em seu site de notícias. E uma fonte confiável para o público conhecer a marca.

Link Building

Em resumo é conseguir que um link de outros sites apontem para o seu. Isso alavanca a autoridade do site da empresa perante o Google, que passa a considerar o seu site como indicação nos motores de pesquisas. Ou seja, posiciona melhor o site nos resultados de pesquisa.

Este também é um grande fator de visibilidade na web e que não pode ficar de lado nas estratégias de marketing. Uma assessoria de imprensa, possui contatos e sabe identificar quais são os melhores sites para sua empresa obter Link Building. É o expertise que faz toda diferença.

Micro Influenciadores

Uma grande novidade no que diz respeito a aumentar a visibilidade da marca, esse canal de comunicação direta com o usuário tem uma grande influência sobre o público. Eles partilham hobbies, produtos e atividades que gostam e com isso atraem pessoas com o mesmo gosto.

A estratégia bem estruturada capta vários micro influenciadores para divulgar os produtos da sua empresa e assim cobrir uma parcela ampla de seguidores de qualidade. A assessoria de imprensa pode realizar os contatos, as informações e as estratégias necessárias para encontrar micro influenciadores ideias para sua empresa.

SEO – Visibilidade Orgânica

Se você ainda não sabe o que isso, é melhor se informar. SEO são técnicas para maior visibilidade de sites e blogs nos buscadores como Google, Bing e outros. Essas técnicas otimizam o site, as imagens, os artigos e identificam possíveis erros de estrutura e códigos de linguagem.

O profissional de SEO identifica as palavras-chave que devem ser trabalhadas para maior visibilidade da empresa, além de utilizá-las em Heading Tags, URLs, Meta Descriptions e outros fatores para aprimoramento do site. Sinaliza se a velocidade do site está de acordo com os padrões Google e se a categorização do site ajuda na navegabilidade do usuário.

Como aumentar visibilidade no Google? O SEO veio exatamente para isso, suas práticas bem arquitetadas e realizadas por profissionais podem colocar uma marca no topo das buscas.

Faça a análise do seu site agora pela ferramenta do Google: PageSpeed Insights

Análise de Dados de um Negócio

Este é um dos fatores mais importantes, saber colher os dados relativos à visibilidade e estabelecer estratégias. Os dados são insights capazes de fornecer ações para aumentar a visibilidade da empresa. Isso é absolutamente fundamental, mas poucos realmente estão atentos a esses dados. Sabe porquê? É muitas vezes chato analisar números, mas sem eles suas ações de marketing são baseadas em achismos.

Você sabe qual o dia e o horário que tem mais acessos no site da empresa? O que você faz com essa informação? Explorar esse dado e entender o que a sua audiência quer pode potencializar seus conteúdos. Pense nessas perguntas!

Quanto seguidores são conquistados por mês? E o engajamento? Os artigos são veículos de tráfego no site? O usuário explora o site por meio dos artigos? Você pesquisa as respostas dos usuários e usa essas informações para gerar mais conteúdo? Use essa informação como espelho para dialogar de forma mais empática com o consumidor?

Levante informações sobre a empresa, explore todos os dados fornecidos pelo Google Analytics, além das informações de acesso fornecidas pelo Instagram e Facebook.

Você já analisou o concorrente? Quanto ele tem de seguidores? E como ele aparece nos buscadores? Você pode aprender muito com seu concorrente. Use gráficos para expor o resultado das ações de visibilidade e assim ser capaz de medir os objetivos.

5 riscos a visibilidade da marca por não realizar análise de dados:

  1. não conquistar a fidelização do usuário;

  2. decisões estratégicas ineficazes;

  3. exceder o tempo de resposta do usuário;

  4. tornar-se mais um, no seu ramo de atuação;

  5. oferecer um produto e serviço que não resolve problemas.

Espero que essas informações possam te ajudar a aumentar a visibilidade da sua empresa ou da empresa na qual você trabalho. Cada um tem sua importância, tanto as redes sociais, quanto o SEO, quanto os dados do negócio, assessoria de imprensa e os micro influenciadores. O ideal é considerar qual você precisa focar mais e investir tempo e recursos!