Pular para o conteúdo

AGÊNCIA REGULADORA ATESTA QUALIDADE DA ÁGUA DE GUAÍRA/SP

A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, instituição contratada pelo DEAGUA, como órgão analítico e de regulação externa, em uma de suas primeiras ações atestou a qualidade da água servida para a população guairense.

As amostras foram colhidas em julho deste ano e nos resultados laboratoriais, o indicativos de elementos químicos e  orgânicos ficaram abaixo dos valores de referências exigidos pela legislação pertinente.

Avaliação executada pelo laboratório Quimi Quali de Campinas, especializado em ensaios no setor de saneamento básico e  ambiental. Foram realizadas análises físico-químicas e microbiológicas da água, atendendo a necessidade as principais legislações como: Portaria 2.914, NTA-60, Resolução SS65, Portaria 2.292 entre outras com enfoque para pesquisa de qualidade da água potável, para consumo humano.

Para o DEAGUA a sondagem, contratada por órgão externo, vem comprovar o trabalho da autarquia no seu dia a dia, quando além do tratamento de toda água que saí das torneiras da cidade, faz o controle de qualidade com testes hora a hora, executados por funcionários próprios e mais análises contratas de laboratórios privados.

“Nosso governo veio para cuidar de gente, da população de Guaíra. Assim, estamos sempre atentos aos serviços essenciais, e o fornecimento de água, junto com a coleta e tratamento de esgoto, são primordiais, refletem na saúde e qualidade de vida. Estou feliz, por ver que mais uma instituição analisa a água ofertada a população e comprova que tem qualidade. O DEAGUA é patrimônio de Guaíra, estamos zelando e com projetos de ampliação, como a finalização da nova ETE – Estação de Tratamento de Esgoto – construção de reservatório de água no bairro Tonico Garcia e a troca de tubos de amianto em vários pontos da cidade”, projeta o prefeito, José Eduardo Coscrato Lelis.

PRÊMIO

O bom desempenho do DEAGUA foi atestado, também, no começo deste quando a autarquia ano foi agraciada com o prêmio de 3ª colocada no o 2º Ranking ABES da Universalização do Saneamento. A ABES é a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental.  No total participaram do ranking 2.000 municípios brasileiros. Informações (http://abes-dn.org.br/?p=18536)

Para os guairenses estes resultados não são surpresa, Guaíra há mais de 40 anos tem praticamente 100% de fornecimento de água e tratamento de esgoto com os serviços prestados por uma empresa pública do município, o DEAGUA – Departamento de Esgoto e Água de Guaíra – que mais uma vez teve os serviços chancelados por análise estritamente técnica com parâmetros determinados por leis e normativas dos órgãos reguladores sanitários e ambientais.