O Sesc Ribeirão dedica o mês de setembro ao Cordel, uma das mais importantes manifestações culturais do nordeste brasileiro. Entre os dias 01 e 29, o Projeto Cordelinhas apresenta uma extensa e diversificada programação com  espetáculos, contações de histórias, oficinas de criação de Cordel, de xilogravuras, de literatura, intervenções artísticas, bate-papos e lançamento de livro. Confira abaixo a programação completa.

Serviços

CURSO

Oficina de Cordel
Com Marcio Fabiano
O participante vai aprender de modo interativo como escrever literatura de cordel, usando a linguagem de maneira lúdica, em forma de versos e rimas, associando a imagens e confeccionando artesanalmente seu livreto personalizado.
Dias 18 e 19, quarta, das 19h30 às 21h30; quinta, das 19h às 21h.
Oficina 2. 25 vagas por turma.
Grátis. Livre. Inscrições pelo e-mail matricula@ribeirao.sescsp.org.br ou na Central de Atendimento (na mensagem deverá constar nome completo, RG, telefone e o título da atividade).

OFICINAS

Xilogravura
Com Gilber Souto Maior
A xilogravura é uma arte irmã do cordel e esta oficina para iniciantes virá acompanhada também de um papo descontraído sobre a presença da xilogravura no nordeste brasileiro e sua versão contemporânea.
Dias 21 e 22, sábado, das 15h às 16h30; domingo, das 10h às 11h30.
Oficina 1. 15 vagas por dia (por ordem de chegada). Grátis. Livre.

Criança também faz cordel
Com Marcio Fabiano
Por meio de um processo dinâmico e totalmente interativo, a criança poderá exercitar sua criatividade de forma prazerosa na construção de um cordel, obtendo uma produção final que seja o reflexo de sua individualidade.
De 21 a 29 , sábados das 17h às 18h; domingos, das 16h às 17h.
Oficina 2. 20 vagas (por ordem e chegada). Atividade com interpretação em Libras.

INTERVENÇÕES

Exposição de Cordel
Com Cordel na Paulicéia
Exposição de mais de 60 títulos de livros e folhetos autorais de cordel infantil e adulto feitas por autores residentes na capital paulista, todos disponíveis para consulta e aquisição. A exposição é entremeada por diferentes ações, como contação de histórias, baseadas no mundo da literatura de cordel.
Dias 21 e 22, sábado e domingo, das 10h às 18h.
Convivência. Grátis. Livre.  Acesso livre.

Nas Abas do Meu Cordel
Com Cia. da Matilde
Os artistas interagem com o público e apresentam cantigas, histórias rimadas, trava línguas e adivinhas homenageando e promovendo uma grande festa para a Literatura de Cordel.
Dia 29, domingo, às 11h30 e às 15h30.
Diversos espaços da unidade.  Grátis. Livre.

Poesia de Repente Para Crianças
Com Grupo Festa de Reis e participação especial de João Batista Cidrão, filho do poeta cearense Patativa do Assaré.
A poesia de repente é apresentada por cantadores de profissão, que se encontrarão para o desafio do canto e do improviso.
Dia 22, domingo, às 15h30.
Convivência. Grátis. Livre.  Acesso livre.

ESPETÁCULOS

Sacizada
Com Grupo Folias e Folguedos
Na Mata quando se ouve um assobio longo é o Saci que está por perto. Este moleque, com uma perna só e carapuça vermelha, aparece e desaparece no meio de um redemoinho. Derruba roupas do varal, revira os ninhos, apaga o fogo do fogão e vive fazendo travessuras. Um musical encantador que retrata mito, histórias, causos e brincadeiras de Sacis.
Dia 7, sábado, às 16h.
Convivência. Grátis. Livre.  Acesso livre.

Criança da Terra
Com Grupo Folias e Folguedos
Espetáculo musical interativo que convida o público de forma lúdica e poética a cantar e dançar ritmos e folguedos tradicionais do Brasil, como ciranda, bumba-meu-boi, frevo, congada e carimbo.
Dia 14, sábado, às 16h.
Galpão. 150 lugares. Grátis. Livre. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Teatro de Mamulengo e a Literatura de Cordel
Com Mestre Valdeck
O Coronel Vicente Pompeu realiza um concurso de literatura de Cordel e xilogravura, em que os personagens vão escrever e apresentar seus folhetos.
O espetáculo conta a origem do Cordel e de seu desenvolvimento no nordeste do Brasil, os temas que aborda e sua colaboração para o acervo literário brasileiro.
Dia 21, sábado, às 16h.
Convivência. Grátis. Livre.  Acesso livre.

Repentistas
Com Cordel na Paulicéia
Repentistas comandam o improviso mostrando a arte de criar versos na hora, somente pela observação dos presentes. Mas os motes são um desafio bem-vindo. Indique um assunto e veja o que a criatividade dos repentistas é capaz de inventar.
Dias 21 e 22, sábado e domingo, das 10h às 18h.
Diversos espaços da unidade.
Grátis. Livre.

Cordelistas
Com Cordel na Paulicéia
Três cordelistas juntam a habilidade de escrever cordéis à arte de declamar, contar e cantar seus poemas, esclarecendo ao público o processo poético, criativo da literatura de cordel com sua métrica e forma popular.
Dias 21 e 22, sábado e domingo, das 10h às 18h.
Convivência. Grátis. Livre.  Acesso livre.

ESPETÁCULO

A Megerinha
Com Cia. da Matilde e Shakespeare 39
Num lugar distante vive o rico senhor Batista, com as duas filhas Catarina e Bianca, que tem muitos pretendentes e sonha em se casar. Mas, de acordo com a tradição, quem deve se casar primeiro é a filha mais velha – que não quer nem pensar no assunto e afasta todos os candidatos. Um dia, porém, surge o ambicioso Petrúquio, que se apaixona por Catarina. Mas, para casar-se com ela, primeiro terá de domar a fera.
Dia 28, sábado, às 16h.
Quintal. 100 lugares. Grátis.
Acesso livre.

Contação de Histórias
Cordel é bom que leva ao céu
Com Andréa Sousa
Narração de contos populares e lendas urbanas  recontados em cordel em uma atmosfera lúdica dinamizando ações interativas com pérolas da literatura oral, tais como: parlendas de brincar, trava-línguas e estórias de enrolar.
Quintal. 40 lugares. Grátis. Livre.  Atividade com interpretação em Libras.

Velhota fofoqueira
Conto de tradição oral recolhido por Câmara Cascudo e recontado em cordel no estilo facécia por César Obeid no seu livro: Minhas rimas de cordel.
Dia 1, domingo, às 15h30.
A loura do banheiro e o Velho do saco – Conto popular e lenda urbana
Narrativas de assombração recontadas em cordel por Moreira de Acopiara no seu livro: Medo? Eu, hem?
Dia 8, domingo, às 15h30.

Criança, que bicho é esse?
Cordel que se inspira nos animais e propõe advinhas divertidas e cujas dicas estão na rima Cordel de Costa Sena.
Dia 22, domingo, às 15h30.

Rua Tibiriçá, 50, Centro