Pular para o conteúdo

MITOS E VERDADES SOBRE A ESCOLHA DO REGIME CONTRACEPTIVO

As mulheres estão ganhando cada vez mais projeção na sociedade, porém um assunto muito importante continua sendo um grande tabu: menstruação. Muitas informações não são passadas da forma adequada para quem mais sofre com ela todos os meses.

Outro ponto pouco abordado são as escolhas da mulher com relação à contracepção. Sendo a menstruação algo tão fisiológico, muitas mulheres não sabem que podem escolher quais os melhores momentos para “dominar” seu ciclo, para que ele não interfira no seu dia a dia.

Segundo aponta a Dra. Tathiana Parmigiano, Mestre em Ginecologia pela Escola Paulista e ginecologista da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, o controle da menstruação pode ajudar positivamente, principalmente às mulheres que praticam esportes e precisam ter uma vida mais ativa.

Exemplo disso é Mônica Hickmann, zagueira da Seleção Brasileira de Futebol, que iniciou o uso do contraceptivo como a maioria das mulheres: para evitar uma gestação não planejada e para aliviar os seus sintomas de cólica. Entretanto, endossa a importância da escolha, como uma forma de aumentar o rendimento dentro de uma competição.

“Foi uma ótima decisão em conjunto com a Dra. Tathiana de controlar em quais momentos eu terei meu ciclo. Além de me sentir mais disposta sem os efeitos indesejáveis da menstruação em momentos decisivos, pude comprovar durante a Copa do Mundo Feminina, vendo meu rendimento crescer durante os jogos”, afirma Hickmann.

Dra. Tathiana ainda reforça que, nesses casos, é importante identificar as necessidades da paciente que deseja adotar a contracepção estendida e auxiliá-la para que ela tenha o melhor rendimento possível – não só no esporte, mas como em qualquer área da vida.

Confira abaixo os mitos e verdades sobre a menstruação:

Menstruação é fundamental para indicar que está tudo bem com o organismo da mulher.
Verdade: a menstruação é um fenômeno natural que ocorre mensalmente, quando parte da camada interna do útero (endométrio) é eliminada ao final de um ciclo menstrual, indicando que não houve fecundação naquele ciclo. Além disso, cerca de 51% das mulheres no Brasil, optariam por menstruar apenas quando quisessem. Importante ressaltar que a contracepção estendida não é a mesma coisa que interromper a menstruação, e sim, um método definido pelo ginecologista para escolher o melhor momento de fazer o ciclo acontecer.

A menstruação faz parte da vida da mulher e por isso ela tem que menstruar mensalmente.
Mito: a menstruação faz parte sim, da vida da mulher… Mas para algumas mulheres a menstruação repetitiva e na frequência com que ocorre nos dias atuais pode ser um transtorno, causando diversos sintomas, incluindo a TPM e 95% das pacientes, acreditam que o método de contracepção estendida é fácil de compreender e ser seguido.

Menstruação sempre esteve presente na vida das mulheres, é moda agora achar que ela pode ser prejudicial para algumas mulheres
Mito: vamos lembrar que antigamente, época das nossas avós e bisavós, as mulheres menstruavam bem menos, pois engravidavam mais cedo, tinham um maior número de filhos e amamentavam por mais tempo. Com isso, elas enfrentavam menos transtornos relacionados a menstruação.

Bloquear a menstruação por meio do uso de pílulas anticoncepcionais faz mal à saúde.
Mito: do ponto de vista biológico e científico não existem dados que indiquem que a suspensão da menstruação por meio do uso de pílulas anticoncepcionais possa prejudicar o organismo. Estudos recentes mostram que o uso de pílulas no regime contínuo não traz riscos diferentes daqueles observados com o uso de pílulas no regime convencional com pausa.

Sobre a Libbs Farmacêutica

A Libbs é uma indústria farmacêutica brasileira 100% nacional, que está no mercado há 62 anos e conta com cerca de 2.600 colaboradores. Atualmente, ocupa o 9º lugar no ranking de laboratórios do varejo farmacêutico nacional. A companhia investe 10% de seu faturamento entre P&D e inovação e comercializa cerca de 90 marcas em mais de 200 apresentações de medicamentos, distribuídos nas seguintes especialidades: cardiovascular, ginecologia, oncologia, dermatologia, respiratória, transplantes e sistema nervoso central.

Foi a primeira indústria farmacêutica a implantar o Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (rastreabilidade). Recentemente, inaugurou sua unidade de Biotecnologia, responsável pela produção de medicamentos biológicos indicados para tratar câncer e doenças autoimunes, com tecnologia single-use (produção que utiliza biorreatores com bolsas descartáveis). Por entender que tratar da vida vai além de fabricar medicamentos, a empresa também realiza um trabalho de responsabilidade social corporativa com o apoio a projetos educacionais, culturais e esportivos com foco em saúde, educação e qualidade de vida, sempre vinculados à superação de limitações. O seu propósito é contribuir para que as pessoas alcancem uma vida plena e sua aspiração é ser a farmacêutica brasileira mais admirada do mundo.