Pular para o conteúdo

PREFEITURA DE GUAÍRA E SECRETARIA DE SAÚDE CONVOCAM PARA VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO

Os diversos surtos de sarampo registrados no país, principalmente no Estado de São Paulo, fez a Prefeitura, na sua pasta municipal de Saúde entrar em estado de alerta. Com isso nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, o secretário municipal de Saúde, Jorge Uatanabe do Prado emitiu comunicado convocando a população a comparecer na USF – Unidade de Saúde da Família – mais próxima para tomar a dose contra o sarampo.

A preocupação da administração municipal segue na esteira das notificações de casos positivos em cidades da região como: Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Fernandópolis e Jales e a pasta de Saúde está a espera do público alvo para se imunizar. A apreensão se justifica porque é intenso o trânsito de pessoas de uma cidade para outra, seja a trabalho, diversão ou turismo, levando se em conta que recentemente ocorreram duas festas de abrangência nacional, Festa do Folclore em Olímpia e Festa do Peão de Barretos.

“A vacina é única forma de evitar o avanço do sarampo no país. Temos que imunizar nossa população porque o sarampo está nos rodeando com casos confirmados em cidades da região” alerta o secretário de Saúde.

No esquema vacinal crianças e adultos jovens de 1 a 29 anos tem que ter 2 doses; adultos de 30 a 59 anos, que devem ter tomado pelo menos  1 dose; profissionais do ramo da saúde, devem ter 2 doses, independente da idade. E, as crianças de 6 a 11 meses podem estar recebendo a dose zero, mas precisam tomar outra dose de 12 e 15 meses.  Todas esta idades elencadas devem comparecer aos postos, de preferência com a carteira de vacinação, no entanto quem não tiver o documento, também deve ir a unidade para se imunizar.