Os cursos de formação de cuidadores de idoso tiveram um aumento de 84% em 2018, quando comparados aos dados de 2017

No dia 1º de outubro celebra-se no Brasil o Dia do Idoso, uma data para importantes reflexões sobre como a sociedade está lidando com o envelhecimento da população como um todo. Em pouco mais de 10 anos, segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil terá mais idosos do que o total de crianças entre zero e 14 anos. De acordo com as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2030 um quinto da população brasileira terá 60 anos de idade ou mais. Atualmente, o país figura entre as cinco maiores populações de idosos do mundo.

Nos últimos anos, este visível – e comprovado – envelhecimento da população brasileira gerou um nicho de trabalho bastante promissor, o de cuidador de idosos, a ocupação que mais cresce no país segundo dados oficiais. Entre 2007 e 2017, a função passou de 5.263 para 34.051 empregados (alta de quase 550%), conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em relação à procura, os cursos de formação de cuidadores de idoso tiveram um aumento de 84% em 2018, quando comparados aos dados de 2017.

O cenário evidencia duas conclusões. A primeira: a demanda por serviços e produtos voltados a idosos tem crescido e tende a seguir em alta, tornando a área extremamente atrativa para quem está ingressando ou pretende ingressar no mercado nos próximos anos. E a segunda: além de empatia, paciência e dedicação, os interessados em atuar nesta área precisam de habilidades técnicas que só podem ser adquiridas em uma formação profissional.

Cebrac oferece curso profissionalizante

Para quem pretende qualificar-se para a atividade, o Centro Brasileiro de Cursos (Cebrac) oferece um completo curso profissionalizante, com um programa inovador, diversificado e abrangente. O aluno que busca a capacitação de cuidador aprende noções de enfermagem (como práticas adequadas no manejo de medicamentos, higiene pessoal, colocação de sondas, cuidados com curativos), além de um apanhado importante sobre a legislação no que envolve idosos e a promoção da saúde.

O aprimoramento de conhecimentos na área de saúde e bem-estar está entre os diferenciais do curso profissionalizante, que também prevê o ensino de atividades físicas e recreativas especiais, com noções de psicomotricidade, exercícios respiratórios, acomodação de acamados e treinamentos de equilíbrio. O programa do curso inclui ainda a capacitação para agir em casos de emergência e os cuidados em casos de doenças específicas, como Parkinson, Alzheimer e diabetes.

O Curso de Cuidador do Cebrac tem 80 horas de atividades com profissionais capacitados e certificação reconhecida que permite uma formação dentro das exigências atuais do mercado. Apostar nesta profissionalização é garantir condições e conhecimento para um setor que só tende a crescer e com oferta crescente de vagas – mas, tenha certeza, somente para os profissionais melhor qualificados.

SERVIÇO

O quê: Curso de Cuidador
Onde: Cebrac
Duração: 80 horas
Objetivos: formar profissionais capazes de lidar com o atendimento de pessoas de qualquer idade que requerem atenção especial, prezando pela qualidade de vida e bem-estar, destacando-se no mercado pelos conhecimentos técnicos e desenvolvimento comportamental.

Indicado para: facilitar a inserção no mercado de trabalho e auxiliar na conquista de melhores colocações profissionais; aprimorar os conhecimentos na área de saúde; formação profissional específica, gerando um grande diferencial no currículo.

Informações: www.cebrac.com.br/cursos/cuidador

Sobre o CEBRAC

O Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC) nasceu em 1995, com a vocação de educar e qualificar pessoas por meio de seus diversos cursos profissionalizantes. Tem formado para o mercado de trabalho milhares de profissionais brilhantes em suas áreas de conhecimento. Com uma metodologia inovadora, os cursos desenvolvem e aprimoram a postura profissional e empreendedora dos seus alunos. A instituição é pioneira na utilização de realidade virtual em seus cursos, com experiências práticas dentro da sala de aula. Com mais de 30 prêmios em sua história, o Cebrac é a rede de ensino mais premiada do Brasil.