O maior “Hackathon da galáxia” vai acontecer em Ribeirão Preto. Entre os dias 18 e 20 de outubro, será realizado no RibeirãoShopping, o NASA Space Apps Challenge 2019, uma competição internacional realizada simultaneamente em várias cidades do mundo. As inscrições estão encerradas e o resultado pode ser conferido no site  www.spaceappsribeirao.com. O evento conseguiu atrair por volta de mil candidatos, sendo profissionais de tecnologia, engenharia, biologia, entre outras áreas. Desse total foram selecionados 200 participantes para o hackathon e 50 crianças de 13 a 17 anos para o Hackateen.

 Promovido pela incubadora da N.A.S.A, o Space Apps, este hackathon é uma maratona na qual os participantes formam suas equipes e trabalham de forma intensiva para criar soluções dentro do tema escolhido, resolvendo problemas reais, em apenas 48 horas. A NASA abre sua base de dados, colhidos através de missões, pesquisa e tecnologias desenvolvidas pela própria agência espacial americana, e que podem ser utilizados para criar soluções para os problemas da humanidade. A maratona reúne pessoas de diferentes idades e habilidades – com formação nas mais distintas áreas do conhecimento como Artes, Negócios, Política, Tecnologias, Engenharias, Ciências, Meio Ambiente, Direito, entre outros.

Na última edição, em 2018, foram 18 mil participantes, em 186 cidades de 69 diferentes países. A primeira edição do evento aconteceu em 2012 e esta é a primeira vez que acontece em Ribeirão Preto. “A edição do NASA Space Apps Ribeirão já nasce muito especial. Além de abrigar um dos maiores hackathons do país, o evento dispõe do nome forte da NASA para gerar impacto no ecossistema local de inovação, promovendo atividades de conexão entre as pessoas da região, trazendo experiências gratuitas para o público vivenciar e entender melhor o setor. Além disso, as possibilidades se estenderão pós-evento, no qual os participantes terão possibilidades de aplicar as soluções criadas em projetos reais. Outro grande legado são as oportunidades de mapeamento e contratação de talentos pelas empresas e startups da região”, explica Clayton Guimarães, um dos organizadores do NASA Space Apps Challenge Ribeirão e co-diretor do Founder Institute, entidade realizadora.

Outras 25 cidades brasileiras também recebem o evento, como Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP), Belo Horizonte (BH), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Campina Grande (PB), Manaus (AM), entre outras.

Na edição de Ribeirão Preto, além da competição, o evento tem na programação Hackateen, laboratório de robótica da LEGO, arena de realidade virtual, praça de networking, workshops e palestras. O NASA Space Apps Challenge Ribeirão também terá workshops gratuitos para os participantes, desde design, linguagens de programação, desenvolvimento de sistemas e até oratória. Um dos objetivos deste evento é reunir as comunidades tecnológicas presentes na cidade. “Nós convidamos todas as comunidades que representam entidades e movimentos, como o IXDA, dos designers da cidade, como o Google Developpers Group, de desenvolvedores, além de escolas de robótica e programação para a prática de lançamento de foguetes. O intuito é promover o encontro destes grupos para se representarem e para o fortalecimento do nosso ecossistema”, explica Guimarães. Ainda na programação vão participar nomes importantes que atuam com inovação na cidade, como mentores do Supera Parque de Tecnologia e Inovação e do próprio Founder Institute.

O evento acontece entre os dias 18 e 20 de outubro no RibeirãoShopping, na Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540, em Ribeirão Preto. Mais informações pelo site https://spaceappsribeirao.com .

Serviço

NASA Space Apps Challenge 2019 – Ribeirão Preto

Quando: 18, 19 e 20 de outubro

Credenciamento: 18/10 – das 14h às 18h. Início 19h

Fechamento: 20/10 – 19h

Local: RibeirãoShopping – Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540

Entrada gratuita

INFORMAÇÕES:

 www.spaceappsribeirao.com

https://www.facebook.com/SPACEAPPSRIBEIRAO/

https://www.instagram.com/spaceappsribeirao/

https://twitter.com/spaceappsribs