O Departamento de Meio Ambiente e a Fiscalização de Posturas esta de volta com a Campanha “Plante Uma Árvore”, iniciada em 2017 a campanha levantou aproximadamente 3.300 residências sem uma árvore plantada na calçada na cidade de Guaíra.

Em 2018, ao refazer as visitas a fiscalização detectou que apenas 10% dos imóveis atenderam aos pedidos, restando quase 3.000 residências ainda sem um árvore plantada na calçada. A pesquisa não abordou prédios comerciais e terrenos baldios, portanto apenas as residências foram pesquisadas.

Agora, desde outubro, a fiscalização esta retornando aos endereços, verificando quem plantou uma árvore e notificando quem não plantou. A campanha permanece educativa, e enfatiza aos guairenses que o meio ambiente pede socorro, que vivemos uma crise ambiental mundial, com alterações de temperaturas, degelo polar, extinção de espécies terrestres e marinhas, tsunamis, ciclones e furacões.

E na esteira dos acontecimentos o município tem que fazer a sua parte, atuar na sua alçada, com intento de aumentar a cobertura vegetal no seu território, seja rural ou urbano.

As mudas de árvores são oferecidas gratuitamente pela Prefeitura, através da Secretária de Agricultura e Meio Ambiente, localizada no Anel Viário Julio Rubini, sendo as espécies Oiti, Pata de Vaca, Ipê Amarelo, Ipê Branco, Jambo do Norte e Maguinólia.

A campanha também reapresenta seis motivos para se plantar uma árvore:

* Ar condicionado natural – Regulam a temperatura e o clima do nosso planeta;

* Protetora natural – Traz sombra e protege contra ventos e poluição sonora;

* Preserva a fauna – Habitat natural, é a fonte de abrigo e alimento de animais;

* Reduz a contaminação – As folhas retêm partículas de pó, filtrando o ar que respiramos;

* Ciclo de água – As raízes retêm a água da chuva, evitando secas e inundações;

* Protegem o solo – Evitam a erosão e o desgaste dos solos.