Pular para o conteúdo

NATAL SEM PERRENGUE: CONFIRA DICAS PARA EVITAR IMPREVISTOS NA CEIA

Antecedência e preparação são as ordens do dia para quem quer garantir o sucesso na Ceia de Natal.
Afinal, são muitas coisas para se pensar no dia 24, desde a compra de presentes, os quitutes que serão servidos até a decoração da casa. Tudo tem de estar pronto. Mas tem um item em especial que costuma passar despercebido no check-list da família e, sem ele, o jantar pode se transformar em desastre: o gás de cozinha.
Elemento essencial para a preparação dos alimentos, esse é um dos itens que o brasileiro deixa para a última hora. Prova disso está no aplicativo de entrega de botijões, o Chama. Segundo a Diretora Geral da companhia no Brasil, Sheynna Hakim Rossignol, o Natal é a data de maior movimentação em pedidos tanto que os funcionários da empresa fazem plantão e, inclusive, recebem uma ceia completa para conseguir atender todas as demandas sem deixar de celebrar.

“A ceia é o que une as pessoas, aquele momento em que estão todos juntos, compartilhando a refeição. O gás é, obviamente, essencial para o preparo dos alimentos. Imagine chegar no meio das preparações da ceia e se ver sem um botijão? Por isso reforçamos a importância de se pensar nos detalhes com antecedência para que não haja estresse e o dia seja apenas para celebrar com a família”, afirma.

Disponível para download gratuito na Apple Store e Google Play, o app poupa a tarefa de ligar para cada revendedor antes de comprar um botijão para comparar preços. Com poucos toques, a ferramenta mostra na tela todos os estabelecimentos próximos da casa do usuário e, o principal: exibindo os valores e o tempo de entrega de cada um para que a ceia não atrase.

Veja outras dicas para garantir o sucesso da data:

Antecipe a compra do botijão de gás

Em datas especiais e feriados, dias em que os pedidos aumentam significativamente, revendedores costumam aumentar o preço do gás devido à demanda. Períodos noturnos também tendem a ter preços mais altos em relação aos outros horários. Por conta disso, planejar a compra do botijão não apenas ajudará a não interromper o cozimento da refeição, como ainda sairá mais em conta.

Defina o cardápio antes e não esqueça a lista de compras

Fazer uma lista de compras com todos os produtos evitará comprar itens desnecessários, repetidos ou mesmo esquecer de algum ingrediente importante. É fundamental também identificar quais os alimentos podem ser adquiridos com antecedência, sem o risco de estarem próximos à data de validade. Os que precisam ser comprados mais perto da data da preparação, devem ser armazenados com cuidado.

Na lista, estabeleça um orçamento

O orçamento não é apenas para economizar, o que é importante, já que esta é uma época de aumento de gastos. Mas também para manter o planejamento. Com uma lista e um “teto de gastos”, o consumidor focará naquilo que realmente precisa para a ceia, sem comprar alimentos desnecessários ou mais do que precisa, o que pode levar ao desperdício. Uma dica que pode funcionar para você não comprar nenhum item a mais do que está na lista é ir com o dinheiro em mãos.

Não compre tudo no mesmo lugar

Com os mercados lotados, é comum que as pessoas deixem para adquirir tudo no mesmo lugar e, assim, economizar tempo. Porém, para conseguir variedade, qualidade e economia maiores, a recomendação é de que o consumidor faça uma pesquisa para saber quais os mercados contam com as melhores ofertas.

Adapte os alimentos

Apesar de o cardápio típico de Natal vir do Hemisfério Norte, aqui no Brasil a data, como se sabe, é celebrada no comecinho do verão, com temperaturas altas. Com isso, vale fazer algumas adaptações no cardápio, até mesmo para a sobrevida desses alimentos. Não é preciso eliminar o bacalhau ou o peru, mas dá para substituir as frutas, por exemplo, para versões brasileiras que, além de serem mais refrescantes, aguentam melhor as nossas temperaturas e umidade. O mesmo vale para as sobremesas.

Sobre o Chama
Disponível no Google Play e na App Store, o Chama é um marketplace que conecta revendedores de botijões de gás a clientes. Lançada em dezembro de 2016, a empresa reúne em um único ambiente mais de 2.000 revendedores regulamentados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Em apenas alguns cliques o usuário pode solicitar o serviço oferecido pela empresa e escolher o fornecedor que mais lhe agradar – selecionando informações como: valor cobrado, tempo de entrega e marca do produto. O serviço está presente em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Brasília, Florianópolis e Recife.