As festas de fim de ano são momentos de alegria e confraternização que podem também gerar muita dor de cabeça. Para evitar qualquer tipo de problema, o síndico/administrador deve manter sempre atualizado o Regimento Interno, com as proibições pertinentes. Outra medida preventiva é limitar o número de visitantes nas reuniões e encontros nas churrasqueiras ou salão conforme convenção de cada prédio.

– É bom exigir que haja uma lista de convidados na portaria para que o controle de entrada e saída de pessoas da festa possa ocorrer de forma eficiente. Oferecer gratificações em presente ou dinheiro aos funcionários responsáveis pela segurança e limpeza do condomínio é essencial, já que eles estão se empenhando para que tudo ocorra dentro da normalidade na festa – salienta o gerente de Condomínios da Cipa, uma das maiores administradoras do país, Agnaldo Teixeira;

Segundo ele, é preciso muitas vezes ajustar o Regimento Interno do Condomínio para que as reuniões de cunho pessoal não se tornem grandes festas, que não são as destinações dos espaços internos do condomínio.

– Também é necessário organizar junto à sua administradora o esquema de plantão no Natal e Ano Novo. Para aqueles que não possuem administradora, o melhor é oficializar a decisão com a assinatura de todos e expor a tabela a funcionários e moradores. Caso tenha a necessidade de utilizar folguistas ou terceiros, busque estes profissionais em agências especializadas e comunique aos moradores e funcionários – ressalta Teixeira.

Para condôminos que vão se ausentar no período de festas, é importante que sejam orientados a não deixarem as chaves na portaria, e sim com algum vizinho ou parente que more próximo. Certifique-se de que a portaria tem o contato de todas as unidades para caso de emergência.

Ele acrescenta que a reserva de espaços, tais como churrasqueira, com consumo de bebidas alcóolicas, necessita de atenção extra do administrador.

– Medidas como contratação de monitores e eleição de síndico mirim ajudam a minimizar situações desagradáveis com os menores, e o controle dos visitantes e o reforço dos procedimentos do prédio nos elevadores.

Algumas dicas podem evitar problemas:

– Manter sempre atualizado o Regimento Interno, com as proibições pertinentes;

– Limitar o número de visitantes nas reuniões e encontros nas churrasqueiras ou salão conforme convenção de cada prédio;

– Exigir lista de convidados na portaria para que o controle de entrada e saída de pessoas da festa possa ocorrer de forma eficiente.