Pular para o conteúdo

O RETORNO AO TRABALHO: COMO PREVENIR DOENÇAS VENOSAS E TER MELHOR QUALIDADE DE VIDA EM 2020

Em meio ao período de retorno ao trabalho, após as férias de final de ano, é comum as pessoas traçarem metas para o ano, inclusive para a saúde. Cada vez mais, se preocupam com a alimentação, reduzir o fumo e bebidas alcoólicas e em conseguir encaixar na rotina a prática de atividades físicas, como forma de manter a qualidade de vida e dar conta da pressão do dia a dia em sua atividade profissional.

De acordo com o doutor Jamil Victor de Oliveira Mariúba, especialista em angiologia e cirurgia vascular e parceiro da SIGVARIS GROUP, líder mundial em acessórios de compressão graduada, essas preocupações mostram uma tendência positiva na sociedade.

“As pessoas estão interessadas em cuidar da saúde. Esse é o primeiro passo para se ter uma qualidade de vida melhor”, comenta. O médico diz, porém, que há outros fatores que precisam ser considerados, especialmente para os profissionais que ficam muitas horas em uma mesma posição, como professores, feirantes, motoristas e trabalhadores da construção civil. “Quem fica muito tempo em pé ou sentado, sem movimentar as pernas, pode desenvolver doenças venosas, como a trombose, por exemplo. Nesses casos, é melhor prevenir-se”, explica.

A trombose, também conhecida como Trombose Venosa Profunda (TVP), é a formação de um coágulo sanguíneo no interior de uma ou mais veias do corpo. Em 90% dos casos, a condição atinge os membros inferiores e causa grande desconforto.

Trata-se de uma doença grave, em que há risco de um fragmento do coágulo se desprender e entrar na corrente sanguínea, em direção aos pulmões, provocando um quadro de embolia pulmonar, que pode ser fatal.

Segundo especialistas, fatores genéticos são responsáveis por cerca de 75% dos casos de trombose. Para pessoas que possuem casos na família, a prevenção é fundamental. Além de adotar hábitos saudáveis, como ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar e praticar exercícios físicos, o uso de meias de compressão é recomendado, a fim de manter a circulação sanguínea ativa.

Além de questões hereditárias, o colesterol elevado também é um fator que pode desencadear a TVP, mesmo em pessoas mais jovens. Isso acontece porque o sangue fica mais ‘pesado’ e seu retorno das pernas ao restante do corpo se torna mais difícil.

“As meias de compressão atuam como forte fator preventivo para a TVP, pelo fato de a doença se desenvolver principalmente nos membros inferiores. Esses acessórios estimulam o direcionamento correto do fluxo venoso e linfático. É como se a circulação fosse conduzida por um caminho planejado, o que permite uma nítida melhora na circulação, prevenindo a trombose e outras doenças venosas, como as varizes”, explica doutor Jamil.

Programa SIG+
Com o objetivo de orientar a população a respeito da importância do uso de meias de compressão graduada em diversos momentos da vida, a SIGVARIS GROUP possui também o Programa SIG+, um programa de relacionamento que conta com dicas de saúde e bem-estar, além de orientações sobre como usar e manter as meias da forma correta. Além disso, para os inscritos no programa, a companhia oferece campanhas promocionais para a aquisição de meias, com o intuito de incentivar a continuidade do tratamento pelos usuários.
Mais informações pelo site http://www.programasigmais.com.br/#/.

Sobre a SIGVARIS GROUP

A SIGVARIS GROUP é uma empresa suíça de capital 100% familiar desde sua fundação e líder de mercado global na produção de meias médicas de compressão graduada, com o objetivo de promover saúde e qualidade de vida às pessoas, prevenir e tratar doenças venosas e proporcionar conforto em todos os momentos da vida.

A empresa foi fundada em 1864 na cidade de Winterthur e, por aproximadamente 100 anos, produziu “tecidos emborrachados elásticos”, comercializado na Suíça e no Exterior. Entre 1958 e 1960, colaborou com o Dr. Karl Sigg para desenvolver meias médicas de compressão para melhorar a função venosa e aliviar os sintomas venosos. O portfólio de produtos foi ampliado em 2009 quando as linhas esportivas, de viagem e de bem-estar, dedicadas ao consumidor, foram acrescentadas à linha médica. As meias das linhas de viagem e bem-estar proporcionam uma função preventiva e aliviam os primeiros sintomas de problemas nas pernas, enquanto os produtos da linha esportiva apoiam o desempenho dos atletas e seu tempo de recuperação. No mundo, são 1,5 mil funcionários, em fábricas na Suíça, França, Brasil, Polônia e Estados Unidos, bem como subsidiárias integrais na Alemanha, Áustria, Reino Unido, Canadá, China, Austrália, México e Emirados Árabes Unidos, com atendimento a 70 países. No Brasil, são 200 funcionários em sua sede, em Jundiaí.