Pular para o conteúdo

SEBRAE/PR REALIZA ENCONTRO DO SETOR DE ALIMENTOS E BEBIDAS NO SHOW RURAL

Com o objetivo de potencializar empresas inovadoras, o Sebrae/PR reuniu, durante o Show Rural Coopavel 2020, empresários, produtores e representantes de entidades locais em um encontro que pode dar início a uma governança da vertical foodtech, ou seja, grupo formado por representantes dos setores de alimentos e bebidas com atuação interligada à inovação.

“É um grupo que começa a ser formatado para que possa criar ações conjuntas a fim de fomentar parcerias entre os atores da cadeira de valor foodtech, formada por empresários que atuam desde o processamento até a distribuição dos alimentos e bebidas”, explica o consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso.

Veridiana Marder, por exemplo, é empreendedora no setor, em Cascavel. No início, as bebidas, feitas a partir da fermentação de chás, eram distribuídas para amigas e familiares. A produção inicial era de 300 litros por mês. Hoje, com o crescimento dos negócios, ela produz mais de 2 mil litros, mensalmente, e distribui para vários estabelecimentos da região.

“A kombucha é uma bebida inovadora e que atrai atenção, por isso crescemos muito desde quando abrimos a empresa, em setembro de 2019. Hoje, com a intenção de crescer ainda mais, percebo a necessidade de participar de um grupo unido, que possa buscar ações coletivas em benefício de um mesmo setor. A governança será um passo importante para promover o crescimento e a capacitação”, pontua Veridiana.

Eliane Ritter, gerente de unidade do Sesi/Senai/IEL de Toledo, aproveitou a reunião para colocar o laboratório de alimentos à disposição dos empresários.

“Sabemos que no ramo de alimentos e bebidas, além dos desafios de mercado, existem os desafios financeiros com pesquisas, certificações e cumprimento de legislações específicas. Com o grupo da vertical foodtech, é possível ter mais união e parcerias entre todas as partes, beneficiando o empresário e facilitando o acesso ao mercado”, pontua Eliane.

A primeira reunião do projeto que visa a criação da governança foodtech em Cascavel reuniu representantes de empresas, entidades, instituições de ensino e pesquisa e parques tecnológicos da região. O encontro foi realizado na Carreta de Negócios do Sebrae/PR, montada na estrutura do Show Rural Digital, em Cascavel. Estiveram reunidos representantes de empresas, instituições públicas, parques tecnológicos, laboratórios e instituições de ensino.