Pular para o conteúdo

GOVERNO GUAIRENSE DETERMINA MEDIDAS DE ENFRENTAMENTO AO CORONAVÍRUS

*atualizado às 19h

Educação

A partir do dia 23, próxima segunda-feira, as aulas da Rede Municipal de Educação nas escolas de ensino fundamental , pré-escola e CECONs. Por recomendação da secretaria estadual de saúde, agora no final da tarde desta segunda-feira,  as aulas dos CEIs – creches  também  estarão  suspensas,uma vez que as  crianças fazem parte  grupo de risco e estão mais suscetivas ao coronavírus . Já o EJA – Ensino de Jovens e Adultos será suspenso a partir de quarta-feira (18).   Esta semana servirá para que os pais  se adéquem para manter os filhos em casa e crianças gripadas não devem ser enviadas para escola,  seguindo a recomendação do Governo do Estado de São Paulo.

Concurso Público

Como parte de um conjunto de medidas para intensificar o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), o prefeito José Eduardo também suspendeu o Concurso  Público da Prefeitura Municipal e DEAGUA que seria realizado no próximo domingo (22) , devido o grande número de candidatos de outras cidades  que viriam realizar as provas e evitando a circulação e aglomeração de pessoas.

Cultura e Esportes

Outros setores também terão suas atividades suspensas como na área de cultura. A partir desta terça-feira, dia 17, as oficinas culturais e os agendamentos de eventos na Casa de Cultura estão interrompidos.  Na área esportiva, também a partir desta, dia 17, as atividades em ambientes abertos, para crianças e jovens, serão mantidas. As atividades para a 3ª idade estão suspensas por ser grupo de risco. Os eventos como campeonatos seguem as recomendações do Governo do Estado e estão suspensos.

Assistência Social

Na área de assistência Social, a partir desta terça-feira, dia 17, os CRASs- Centros de Referencia de Assistência Social terão o atendimento realizado por agendamento e as ações realizadas como palestras, ações comunitárias e oficinas estão canceladas.  As atividades realizadas com idosos e com o grupo PCD – Pessoas com Deficiência estão suspensas. A alimentação dos idosos que é servida três vez por semana no Bairro Etelvina Santana da Silva será entregue em marmitex, evitando  o fluxo de  pessoas.  O Albergue estará fechado e a triagem dos itinerantes será feita na Rodoviária, por um funcionário  do Albergue com o apoio da Guarda Municipal.

Ganha Tempo

No Ganha Tempo, local que concentra órgãos do Estado e do Município, o atendimento será normal  até novas orientações, mas as palestras do SEBRAE AQUI foram canceladas. A tradicional Feira Livre no espaço “Tomozilo Miada” na Avenida José Flores, está mantida levando-se em consideração que a mesma é realizada em uma área aberta, mas poderá sofrer alguma alteração de acordo com novas orientações.

Saúde

Na área de Saúde, as unidades da família continuam em atendimento normal, mas as viagens dos pacientes sofrerão alterações. As viagens de pacientes para Barretos, pacientes de hemodiálise e de acamados a Ribeirão Preto continuam normais, mas apenas para o paciente e acompanhante. A partir do dia 23 as viagens de pacientes para exames e consultas serão suspensas, sendo realizadas somente em caso de urgências e emergências.

O prefeito José Eduardo salientou que a princípio está se pensando no bem comum da cidade,  “estamos adotando  normas de prevenção mais rigorosas  para que haja a restrição de circulação de pessoas, já que se constituem na forma mais eficaz de se evitar uma epidemia na nossa cidade. Agora estamos pensando em saúde pública”,  disse  o prefeito José Eduardo