Pular para o conteúdo

BARRETOS ADOTA MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA CORONAVÍRUS

Foi apresentado o Plano de Contingência do Município – protocolos que serão adotados para sistematizar ações para evitar contágio e procedimentos de resposta a possíveis casos. “Lembrando que as medidas podem ser alteradas conforme mudanças na situação da doença no município, que é monitorada periodicamente” ressaltou o secretário Alexander Stafy Franco.

De acordo com Alex, os agendamentos de consultas nas Unidades Básicas de Saúde estão suspensos, atendendo a demanda espontânea, que funcionará por sistema de triagem realizada pelos profissionais de enfermagem posicionados na entrada na Unidade. “Os pacientes que apresentarem os sintomas, receberão uma mascara e serão isolados dos demais”, informou. “As cirurgias eletivas estão canceladas, as consultas no ARE I – Postão também serão reduzidas, porem as consultas de pré-natal seguem a rotina normal”, disse.

O secretário de saúde ressaltou ainda que nenhum paciente ficará desassistido. “As medidas adotadas servem para otimizar os atendimentos e antecipamos, desta forma, um problema que possa causar impacto” afirmou.

Até o momento, Barretos teve 5 notificações suspeitas de coronavírus, sendo dois casos já negativos e 3 aguardam resultados.

CORONAVÍRUS

O coronavírus (Covid-19) é um vírus que causa doença respiratória com sintomas semelhantes a um resfriado (febre, tosse, dificuldade em respirar), podendo também causar pneumonia. As investigações sobre as formas de transmissão ainda estão em andamento, mas se sabe que a disseminação ocorre de pessoa para pessoa, por gotículas respiratórias ou contato direto. Ele tem transmissão menos intensa que o vírus da gripe, sendo menor o risco de circulação mundial.

MEDIDAS ADOTADAS PELA PREFEITURA

Seguindo determinação do Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de Barretos, suspendeu as atividades dos Centros de Convivência do Idoso e do Centro Dia do Idoso por 60 dias, a contar a partir desta terça-feira, dia 17 de março/20. Estas medidas se dão pois pessoas acima de 60 anos de idade, são mais suscetíveis aos efeito da doença COVID-19  e devem buscar o isolamento para evitarem contágio pelo Coronavirus, assim como pessoas com doenças crônicas, cardiovasculares ou imunodepressivos.

As Escolas Municipais estão abertas nesta semana, mas as aulas são facultativas. As famílias que conseguirem se organizar, poderão deixar de levar as crianças e jovens nas escolas. Tendo em vista que idosos (acima de 60 anos) constituem grupo de risco em caso de contágio com o Coronavírus, a recomendação é de que as crianças e jovens não devem ser deixados aos cuidados de idosos, como avós, por exemplo. Nestes dias, os profissionais da educação continuarão com suas jornadas regulares de forma presencial nas escolas, diretorias de ensino e secretarias municipais. O fornecimento de alimentação e transporte escolar deverá ocorrer regularmente nesta semana, até 20 de março.

Este posicionamento poderá ser reavaliado, de acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Saúde, caso haja uma mudança do quando da evolução da doença no município.

O Instituto de Previdência Municipal de Barretos – IPMB publicou portaria suspendendo pelo prazo de 60 dias a obrigatoriedade do recadastramento dos aposentados e pensionistas do Instituto. Segundo o presidente do IPMB, a medida tem como objetivo “não expor os aposentados e pensionistas a riscos neste momento, pois o recadastramento tem que ser feito presencialmente”, disse. Após o período previsto na portaria a situação será reavaliada e novas medidas divulgadas.