Dicas para aproveitar o tempo em casa

Além de trabalhar, é importante cuidar também da sua mente e do seu corpo

Com a chegada do coronavírus no Brasil, o país inteiro se mobiliza para tomar medidas preventivas contra a propagação do vírus. Muitas empresas adotaram o sistema de trabalho em casa, o famoso home office, para proteger seus colaboradores. Mas, e quando não está trabalhado? Pessoas ativas podem enfrentar um certo desconforto para se adaptar à esse novo momento. Reunimos algumas dicas sobre o que você pode fazer no seu tempo livre em casa. Confira!

Meditação

A meditação é uma técnica que ajuda a criar espaços nos pensamentos, ou seja, dar aquela pausa que o cérebro precisa para carregar. Nesse período de confinamento a ansiedade pode surgir em muitas pessoas e a meditação pode ajudar. Entre os benefícios da meditação estão: diminuição do estresse, melhora o sistema imunológico, ajuda na qualidade do sono, contribui para a memória, reduz o sintomas relacionados à depressão, entre outros. Existem diversos aplicativos e vídeos que ensinam a meditar em casa. Vale a pena!

Exercícios

Praticar um exercício regularmente contribui para o bem-estar físico e mental. Além de combater o sedentarismo, as atividades físicas podem reduzir o estresse, fortalecer os ossos e os músculos, pode ajudar também no controle da pressão arterial, entre uma série de benefícios. O melhor é que você pode fazer exercícios em casa, movimentos como polichinelo, agachamento, abdominais e outros que você usa os móveis para te ajudar a se tornar uma pessoa mais ativa sem sair de casa. Confira aqui algumas dicas de exercícios para fazer em casa.

Leia mais livros

Ótima oportunidade para colocar em dia aquele livro esquecido na prateleira, ou aquele ebook que você baixou para ler depois e por qualquer motivo ainda não leu. Coloque uma meta por dia de quantas páginas ou capítulos, e selecione um momento do dia para colocar a leitura em prática. Entre os benefícios de se ler diariamente  estão: o melhor funcionamento do cérebro, o estímulo à criatividade, melhora do vocabulário, ajuda a escrever melhor, melhora o sono, entre outros.

Aproveite suas séries

Certamente essa dica é a mais adotada nesse período de quarentena. As plataformas de streaming estão bombando. Aproveite o momento e veja suas series preferidas e te desafio a sair do óbvio e procurar algo que dificilmente estaria na sua lista. É interessante para conhecer coisas novas. Troque figurinhas com os seus amigos – mas, por mensagens! – e por que não assistirem juntos por videoconferência ou criar um debate depois da sessão?

Aprenda algo novo

Sempre há algo para aprender e você pode aproveitar o momento para descobrir algo novo. Já pensou em cozinhar um prato com os ingredientes que você tem em casa? Ou pesquisar um assunto diferente da sua área de trabalho? Vale até mesmo buscar algo que você tinha curiosidade antigamente e que foi esquecido com o tempo, por exemplo, tocar um instrumento.

Você também pode focar na sua carreira profissional buscando cursos online que aprimorem o seus conhecimentos. Existem diversos cursos gratuitos em sites como o YouTube que podem ajudar a entender algum assunto específico. Os cursos de especialização a distância também são ótimas opções, e a boa notícia é que sites, como a Catho, oferece descontos em bolsas de estudos para graduação e pós-graduação EAD em universidades de todo o Brasil como a UNIP.

Gostou das sugestões? O que você acrescentaria nessa lista? Conta para a gente e não se esqueça de lavar bem as mãos!

Publicidade:
Anterior Educação e Coronavírus - Exemplos de atividades de EAD e iniciativas gratuitas
Próxima Trabalho remoto exige organização e disciplina