Médico orienta redobrar cuidados com a limpeza da casa e atenção com bebês que engatinham

Pneumologista fala da necessidade de atenção com as crianças e ambientes limpos

Limpeza nunca é demais e em tempos de pandemia por Covid-19 é preciso redobrar os cuidados. A orientação do pneumologista Pedro Compasso, médico no Super Dr. Saúde Integrada em Ponta Grossa (PR), é que as pessoas limpem diariamente as suas casas e utilizem produtos de limpeza liberados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou o hipoclorito de sódio (água sanitária).

“A limpeza precisa ser mais intensa”, afirma.O médico destaca que em uma casa onde o chão está desinfetado as mães não precisam ter medo de deixar os bebês engatinharem. “É importante não usar dentro de casa o mesmo sapato que se usou na rua e manter o chão desinfetado com água sanitária. Se isto for feito, entendemos que a casa está limpa e é o local seguro para o bebê estar”, alerta.

O álcool em gel também deve ser usado para desinfetar as mãos e objetos variados como maçanetas de portas e peças internas do veículo (cinto de segurança, marcha, entre outros onde existe o contato).

No caso de transporte de pessoas com sintomas de gripe a orientação é transitar com os vidros abertos. “Além das janelas abertas é preciso usar máscaras principalmente em quem está com sintomas e apresenta tosse e espirros”, explica.

Outra recomendação neste momento de pandemia é para os homens, adeptos de barbas. “As barbas muito compridas são superfície de contaminação, cada fio da barba possui maior chance de reter estruturas que possam conter misturas da cápsula do vírus, além disto o uso de máscaras estaria prejudicado, pois a barba muito longa impediria o uso correto”, observa.

Sobre o Super Dr.

O Super Dr. é um centro de saúde integrada inovador, criado para ser referência em acolhimento e acompanhamento da jornada dos pacientes. Foi pensado para quem precisa de consultas e exames médicos mais acessíveis, mas sem abrir mão de qualidade. O centro de saúde integrada oferece inicialmente mais de 20 especialidades e está localizado em um dos bairros mais populosos de Ponta Grossa, Uvaranas (Paraná). A região está caminhando para se consolidar como polo médico na cidade. São 60 empregos entre diretos e indiretos previstos para o primeiro ano. O Super Dr. tem como diretor geral Fabio Nabozni, diretor médico e responsável técnico o doutor Rubens Sirtoli Filho (CRM-PR: 28695) e diretor operacional, Eduardo Filipini.

Publicidade:
Anterior João Rock é adiado para 12 de setembro
Próxima Ansiedade, estresse, imunidade, COVID-19: como a boa alimentação pode ajudar