Pular para o conteúdo

Como proteger a sua privacidade e do seu celular

Atualmente, os smartphones são uma máquina de pagamento único, saúde pessoal, trabalho, jogos, produtividade, mensagens de texto e muitas outras coisas. Nós os usamos para fazer praticamente tudo, de banco online a navegação em novos lugares e e-mail de notas de última hora em um projeto.

Mas sejam navegadores invadidos, ladrões na cafeteria ou a sua própria tendência a perder aparelhos eletrônicos nos táxis (isso acontece com muita gente), usar o celular como fonte centralizada para todas as suas informações traz grandes riscos , e quanto mais você conectar e armazenar, mais você perderá. De fato, somente no último ano, pelo menos 7,1 milhões de telefones foram perdidos ou roubados

Isso é uma má notícia, não apenas para indivíduos, mas também para inúmeras empresas, principalmente se elas tiverem políticas de cada funcionário poder levar o computador e celular para casa, porque cada telefone e operadora individuais realmente variam em seu nível de segurança. Neste caso, a empresa deve fornecer ao funcionário uma rede privada virtual, também conhecida como VPN.

Explicando breviamente o que é VPN: Trata-se de uma rede protegida que criptografa toda a informação que você digita ou fornece no seu aparelho para a internet e vice-versa. Protegendo o seu celular, computador ou tablet de roubos de informações por hackers.

Não é de admirar, então, que tantas pessoas e empresas estejam começando a levar a segurança móvel a sério. Vamos dar uma olhada em algumas etapas que você pode seguir para manter seu telefone – e os seus dados pessoais – seguros.

  • Seja seletivo com seus aplicativos

Nunca baixe um aplicativo de uma fonte não confiável. Por esse motivo, é melhor acessar uma loja de aplicativos confiável como iTunes, Android Market ou Amazon e verificar minuciosamente as análises antes de fazer o download de qualquer aplicativo e inserir suas informações pessoais.

  • Não clique em links suspeitos

Quando o tamanho do link é muito pequeno, quando o endereço do link leva para algum site desconhecido ou é muito longo, quando você sentir que algo não está correto, não clique.

  • Fique longe de redes Wi-Fi abertas

Como os smartphones agora agem como mini-PCs, evite redes Wi-Fi abertas desconhecidas, como faria no seu PC. À medida que você digita, os pontos ativos maliciosos podem transmitir as informações e as senhas do seu cartão de crédito sem que você saiba. Golpes como Man In The Middle existem em vários lugares que tenham uma grande afluência de pessoa; aeroportos e bares são exemplos.

  • Faça backup do seu telefone regularmente

Fazer backup do seu telefone significa que você sempre terá acesso a todas as suas fotos, músicas, aplicativos e tudo mais. É claro que isso é importante caso o seu telefone seja perdido ou roubado, mas também pode ser útil quando você está fazendo uma atualização do sistema operacional e experimentando uma perda de dados (isso acontece). Certifique-se de fazer backup pelo menos uma vez por dia para obter os melhores resultados ou considere usar a sincronização automática com um programa em nuvem.

  • Use aplicativos de segurança

Tanto o Spyware quanto o Malware estão se tornando um problema cada vez maior para os usuários de celulares. Eles rastreiam seu paradeiro, enviam suas informações pessoais e diminuem consideravalmente a velocidade do telefone.

Pode ser difícil evitar o download, e os usuários geralmente não sabem que estão executando o aplicativo em segundo plano. Para combater isso, instale um software de segurança, como você pode ter no seu computador, para proteger sua privacidade contra qualquer dano desconhecido. Certifique-se de manter este software atualizado.

Um ótimo exemplo de software que não destrua a sua memória e proteja bem é o aplicativo VPN como discutido anteriormente.

Atualmente, existem muitos riscos de segurança para os usuários de smartphones, e esses riscos continuarão a crescer junto com a popularidade dos dispositivos. Proteja seu telefone, seus dados e a sua privacidade, implementando apenas algumas medidas simples. Boa sorte e fique seguro.