Pular para o conteúdo

Saúde física e mental em dia para enfrentar os desafios da rotina  

 

O cenário tem sido desafiador para todos. Com a rotina alterada, muitas atividades que eram realizadas normalmente no dia a dia passaram a sofrer restrições. A atividade física é uma delas. Hábito fundamental para manter a saúde em dia e eliminar o estresse. Assim como os momentos de relaxamento, que contribuem muito para diminuir a ansiedade diária.

A Unimed Ribeirão Preto tem em sua essência o cuidar e busca constantemente desenvolver ações em prol do bem-estar de seus colaboradores, que desempenham um papel essencial na promoção da saúde. A cooperativa encontrou uma solução criativa para proporcionar um cuidado a mais, priorizando a qualidade de vida de quem, diariamente, deixa sua casa para cuidar de todos.

São iniciativas voltadas para o bem-estar físico e mental dos colaboradores que atuam no Hospital da Unimed Ribeirão Preto, como a criação de um espaço destinado para a prática de atividades físicas, a realização de sessões de meditação e relaxamento, e a prestação de assistência com um serviço de apoio psicológico.

Corpo e mente em dia

No Hospital Unimed Ribeirão Preto foram instalados equipamentos de ginástica para que os colaboradores possam praticar atividades aeróbicas. Em parceria com a academia Acahdre, que cedeu os equipamentos, estão à disposição para uso esteira, bicicleta e transport.

A ideia é oferecer para todos um espaço adequado para que a prática de exercícios aeróbicos possa voltar a fazer parte da rotina dos colaboradores da unidade, contribuindo para o equilíbrio psicológico de suas equipes.

São vários os benefícios trazidos pela prática de exercícios como a melhora do humor, o combate da depressão, diminuição da ansiedade e do estresse, além de aumentar a autoestima, melhorar o sistema imune e a qualidade do sono. Com o fortalecimento da musculatura do coração, aumenta também a capacidade cardiorrespiratória.

Os equipamentos de academia foram instalados em um ambiente adequado, respeitando o distanciamento e as condições de saúde preconizadas. A Unimed Ribeirão Preto disponibiliza no local produtos de limpeza para que cada colaborador faça a higienização dos equipamentos de ginástica antes e depois do uso.

Meditação e Apoio Psicológico 

Preocupada com a saúde mental e emocional de suas equipes, a Unimed Ribeirão Preto também oferece aos seus profissionais de saúde assistência psicológica, voltada para quem necessita de suporte profissional ou simplesmente precisa de uma boa conversa para aliviar a tensão.

Além disso, promoveu também sessões de meditação em encontros que aconteceram ao ar livre, em um dos jardins do hospital, respeitando as recomendações de distanciamento. As práticas contaram com exercícios de respiração e meditação, proporcionando uma pausa para auto conexão, momentos de relaxamento, que contribuem para a redução do estresse e da ansiedade.

Sobre o Hospital Unimed Ribeirão Preto 

Com o foco total no paciente, o Hospital Unimed Ribeirão Preto conta com estrutura de excelência e uma equipe multiprofissional pautada pelos mais modernos protocolos, prezando pela humanização no atendimento, com segurança e eficiência.