Apoio emocional à comunidade brasileira nos Estados Unidos durante a crise do Covid-19

Em um momento em que o mundo todo parou de viver suas rotinas e teve que se trancar em suas casas, assistir aos números alarmantes e crescentes por meio das notícias, acendeu a ansiedade por estar vivendo longe de suas famílias e de seu país de origem.

 

Foi pensando nessa angústia comum na comunidade expatriada que Drica Pinotti, escritora brasileira vivendo atualmente em New York criou com a ajuda de um grupo de amigas o projeto Epidemic Support.

O grupo atua conectando profissionais voluntários da área de saúde mental, meditação guiada e orientação de carreira com pessoas que precisam e se cadastram pedindo ajuda. A rede conta com quatro tipos de atendimentos, todos voltados para o equilíbrio mental.

O grupo está coordenando profissionais diversos, entre eles, psicólogos, terapeutas holísticos, instrutores de meditação guiada e especialistas em recursos humanos. Todos os participantes são voluntários e tem como função dar apoio a brasileiros que moram no exterior, mas também estão preparados para atender uma demanda de Americanos, por isso a plataforma foi escrita em português e inglês.

Os atendimentos mais requisitados no momento são: apoio emocional emergencial, feito por um terapeuta licenciado, dura aproximadamente 30 minutos e funciona por vídeo chamada e orientação de carreira, em função da quantidade de pessoas que perderam seus empregos e vão precisar de recolocação no mercado de trabalho. Vale lembrar que todos os atendimentos são virtuais.

As queixas são inúmeras, desde solidão, preocupação com a família que está no Brasil, problemas financeiros, medo do futuro, mães que terão seus bebês em plena “era” de Corona vírus, sozinhas em hospitais, além do luto de quem já perdeu algum familiar para a batalha contra o Covid-19. Epidemic Support oferece também sessões online de meditação guiada, que ajudam a acalmar o corpo e a mente e ainda “ligações amigáveis”, que são bate-papos com voluntários do programa disponíveis para os momentos de aflição em que precisamos apenas conversar.

“Todas as formas de apoio trazem esperança e acalento neste momento tão delicado do mundo”, acredita Drica Pinotti.

Para acessar a plataforma é só usar o link abaixo, lá você pode se inscrever para ser um voluntário ou para pedir ajuda. O serviço não aceita doações de nenhuma espécie e é totalmente gratuito. Drica Pinotti ressalta que a intenção é estender o trabalho para o Brasil assim que o período de isolamento acabar em NY.

www.epidemicsupport.com

Publicidade:
Anterior O 1º de Maio mais importante da História
Próxima Shift fornece tecnologia para testes emergenciais de Covid-19 na região de Ribeirão Preto