Shift fornece tecnologia para testes emergenciais de Covid-19 na região de Ribeirão Preto

Empresa se juntou à iniciativa sem fins lucrativos do Supera Parque de Inovação e Tecnologia e startups incubadas, em Ribeirão Preto, para ser a empresa provedora de tecnologia do projeto Supera Ação – Covid-19

A Shift, especializada em Tecnologia da Informação (TI) para medicina diagnóstica, vai fornecer a sua tecnologia da informação – o Shift LIS – para agilizar o processamento de análises clínicas dos testes de Covid-19 que serão realizados na região de Ribeirão Preto, como parte do projeto Supera Ação – Covid-19. A iniciativa é do Supera Parque de Inovação e Tecnologia e startups incubadas, em Ribeirão Preto, que se uniram para converter emergencialmente seus laboratórios e parques de equipamentos em um enorme laboratório diagnóstico capaz de oferecer testes de Covid-19 para atender e impulsionar sistema de saúde na região.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura de Ribeirão Preto e Universidade de São Paulo, nessa primeira fase, o objetivo é oferecer 5 mil testes moleculares de Covid-19 ao sistema de saúde da região. Numa segunda fase, a previsão é disponibilizar 25 mil testes rápidos.

A testagem em massa é uma das medidas mais eficazes para conter a propagação do coronavírus e reduzir os impactos desta pandemia, tanto em mortalidade e disponibilidade dos sistemas de saúde, quando impactos socioeconômicos. Além da quantidade de testes que serão disponibilizados, a realização deles em Ribeirão Preto – e não no Instituto Adolfo Lutz em São Paulo, como tem de ser feito hoje – reduzirá o tempo de resposta de semanas para dias, o que agilizará a tomada de providências.

“Ser provedora da tecnologia para esta iniciativa faz parte do nosso espírito colaborativo e do nosso protagonismo no ecossistema em que estamos envolvidos. Nossa motivação é somar esforços e apoiar a população e a saúde pública a superar a pandemia o mais rápido possível, com menor impacto possível”, destaca Marcelo Lorencin, fundador e presidente da Shift.

“O momento em que estamos vivendo é ímpar, sem precedentes e fez com que os membros do ecossistema inovador da região se unisse ainda mais para oferecer para a sociedade uma solução que contribua, efetivamente, no combate ao coronavírus. A parceria com a Shift neste momento é de muita relevância já que fortalece ainda mais essas ações”, avalia Eduardo Cicconi, gerente do Supera Parque de Inovação e Tecnologia.

O sistema Shift LIS, que será usado no projeto, faz a integração e a sincronização de todas as informações sobre o paciente e os exames que ele realizou. Segundo Lorencin, a Shift reuniu esforços para entregar o projeto oferecendo o sistema Shift parametrizado, a integração com o sistema de cadastro preparado e o desenho do processo para melhor performance de atuação do laboratório na análise das amostras e disponibilização do resultado.

Para a realização do projeto, o Supera Ação conta com o apoio de pessoas físicas e jurídicas que contribuem financeiramente por meio de doações destinadas para a compra de reagentes e equipamentos. Todos os exames realizados por esta iniciativa serão contabilizados e a quantidade será publicada periodicamente. O site para doação é https://www.superacaocovid19.com.

Sobre a Shift

A Shift é uma empresa brasileira especializada em Tecnologia da Informação para medicina diagnóstica. Fundada em 1992 e com atuação em 22 Estados brasileiros, na Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, vem desenvolvendo inovações tecnológicas para fornecer mais eficiência, agilidade e competitividade para o segmento laboratorial no Brasil e na América Latina.

Presente entre as Melhores Empresas para Trabalhar na área da Saúde no Brasil, pelo ranking Great Place to Work, é responsável pelo processamento de mais de 35 milhões de atendimentos e cerca de 250 milhões de análises clínicas por ano. Com mais de 20 mil usuários do sistema, a empresa tem apresentado crescimento anual de 20%, nos últimos seis anos.

Possui equipes multidisciplinares compostas por analistas de negócios, desenvolvedoresbiomédicos e consultores, que criam e administram o sistema de informação, integrações e automação de equipamentos, que dão segurança e inteligência aos processos, do começo ao fim da operação do laboratório. Cerca de 80% de seus clientes possuem pelo menos uma das principais certificações de qualidade do País, o que demonstra a relevância e exigente perfil do grupo de laboratórios que contam com as soluções da companhia.

Publicidade:
Anterior Apoio emocional à comunidade brasileira nos Estados Unidos durante a crise do Covid-19
Próxima Atados cria iniciativa "Juntos por Direitos" para ajudar trabalhadores a acessarem o auxílio emergencial