Pular para o conteúdo

Ovo, o alimento perfeito para a Mães!

O ovo é um alimento muito interessante – parece um presente – vem com embalagem delicada, que protege a parte interna composta de clara, rica em proteína, e a gema que possui gorduras, proteínas, vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis, além de carotenoides que favorecem a promoção da saúde da mulher.

O ovo é uma fonte energética rica e tem muito a acrescentar para a saúde da mulher no seu dia-a-dia. A riqueza de nutrientes que o ovo possui faz com que este alimento precioso possa ter dois destinos: se transformar em um novo ser ou alimentar um ser. Por isso, é considerado o segundo melhor alimento depois do leite materno.

O momento atual em que vivemos uma pandemia de COVID-19, além de todos os cuidados básicos com higiene e contato físico para prevenção de doenças transmissíveis como as viroses, uma boa alimentação é fundamental para fornecer nutrientes capazes de manter o equilíbrio e o sistema imunológico.

O estresse provocado pelo isolamento social pode provocar o aumento da produção de radicais livres e processos inflamatórios. O ovo apresenta uma série de nutrientes capazes de melhorar o estado imunológico das mulheres.

O IOB dá alguns dos muitos motivos para ter ovo na alimentação das mamães:

– O ovo é fonte de proteína – A proteína é um composto de aminoácidos e sua combinação variada proporciona funções diferentes como síntese de hormônios, enzimas, músculo, proteínas estruturais como por exemplo, o colágeno. Atua como transportadora de nutrientes, como neurotransmissores e componentes do sistema imune. Assim, a proteína é fundamental, pois participa ativamente de todos os processos biológicos e pode manter a imunidade em alta;

– Dois ovos possuem 33 mcg de selênio – O selênio é outro nutriente com uma poderosa função antioxidante e contribui para o aumento de glutationa, um antioxidante produzido pelas nossas células e que tem a função de combater os radicais livres produzidos pelo nosso organismo;

– O magnésio é outro composto que atua como cofator na síntese de imunoglobulinas e, portanto, fundamental na resposta imune;

– O ovo possui vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, piridoxina, ácido pantotênico, biotina, ácido fólico, vitamina B12 e colina), vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Estudos mostram que o consumo de vitaminas através da alimentação é mais eficaz que a utilização de produtos sintéticos;

– O ovo é um alimento saboroso, prático, nutritivo, acessível, de fácil digestão e bastante apreciado de forma geral pela população.

O ovo é um dos alimentos mais nutritivos da natureza e uma excelente fonte de proteína de alta qualidade.

Quase todos os nutrientes que o corpo necessita podem ser encontrados no ovo.

O pacote de benefícios do ovo para as mulheres é extenso!

– Auxilia na saúde óssea prevenindo osteoporose através da Vitamina B;

– É utilizado como estratégia no pós-treino para ganho de massa muscular. Ajuda na recuperação da perda de massa muscular que acontece a partir dos 40 anos;

– Perfeito para a produção de hormônios tireoidianos;

– Um super aliado para a beleza. Na pele, combate a flacidez e auxilia na produção de colágeno. É rico em vitaminas do complexo B e Biotina. Auxilia no fortalecimento e crescimento de cabelos e unhas.

Preparação – Como e formas de consumir?

O ovo tem sido preparado de diversas maneiras que vão das mais simples como o ovo frito, tão popular na nossa cultura, como as preparações mais requintadas produzidas por chefs e que encantam as pessoas que podem vir a pensar: como não tive esta ideia antes?

O Instituto Ovos Brasil através do seu site http://www.ovosbrasil.com.br/receita/ oferece um vasto acervo de como preparar e consumir ovos das mais variadas formas.

E para o Dia das Mães, nada melhor do que preparar uma super receita a base de um superalimento.

Coma ovo, seu corpo agradece!

Confere a nossa dica de receita para fazer e comemorar nesse dia tão especial.

Receita 1 – Bolovo (Prato salgado)

INGREDIENTES

– óleo para refogar
– 1 kg de carne moída (de preferência coxão mole)
– 2 cebolas picadas
– 2 cabeças de alho picadas
– 1 xícara (chá) de coentro picado
– sal a gosto
– 2 ovos inteiros crus
– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
– 12 ovos bem cozidos, descascados
– farinha de rosca para empanar
– óleo para fritar

MODO DE PREPARO

– Aqueça o óleo e refogue a carne com a cebola, o alho, o coentro e o sal;
– Desligue o fogo e acrescente 1 ovo cru e a farinha de trigo. Mexa bem e deixe amornar;
– Envolva os ovos cozidos com a massa, passe no outro ovo ligeiramente batido e empane na farinha de rosca. Frite em óleo quente, até dourar (deixe fritar bem, para que o ovo não fique frio por dentro).

Receita 2 – Omelete de Banana (prato doce)

INGREDIENTES

– 6 ovos
– 1 xícara de leite
– 1 colher de café de amido de milho
– 2 colheres de sopa de margarina
– 2 bananas médias
– Açúcar e canela para polvilhar

MODO DE PREPARO

– Bata as claras em neve;

– Junte as gemas e o leite com o amido de milho nele dissolvido;
– Misture muito bem;

– Numa frigideira grande, derreta a margarina;

– Coloque a mistura na frigideira;

– Quando estiver dourada por baixo e ainda mole por cima, arrume as fatias de banana, que devem ser cortadas bem finas;

– Dobre a omelete e sirva com açúcar, canela e fios de leite condensado.

Sobre o Instituto Ovos Brasil

O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2007 com objetivo de esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que este alimento proporciona à saúde, além de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.

O site da instituição (www.ovosbrasil.com.br) reúne campanhas, dados, pesquisas e artigos de credibilidade para o público em geral e profissionais das mais diversas áreas.