Pular para o conteúdo

Guaíra seguirá Governo do Estado sobre feriados estaduais

O Governador de São Paulo, João Dória, encaminhou Projeto de Lei à Assembléia Legislativa do Estado, que, se aprovado pelos parlamentares, antecipará o Feriado de 9 de Julho (Revolução Constitucionalista de 1932) para a próxima segunda-feira, dia 25 de maio.

A medida faz parte do pacote de ações adotadas pelo Governo Estadual para enfrentamento á COVID-19 (coronavírus). Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde com os feriados prolongados o índice de isolamento social aumenta, reduzindo o contágio da doença.

Por sua vez a Prefeitura de São Paulo, Capital do Estado, por determinação do prefeito Bruno Covas, com autorização legislativa, deverá antecipar os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro) para esta quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, e decretando ponto facultativo na sexta-feira, dia 22, o que representaria um “super feriado” de seis dias, com as atividades na Capital retornando na terça-feira, dia 26. A cidade de São Paulo é o epicentro da pandemia de coronavírus no Estado. Só na capital até segunda-feira, 18 de maio, foram confirmados 39.163 casos da doença, com 2.845 mortes.

Questionado sobre a possibilidade de antecipar esses feriados em Guaíra, o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis relembrou que tem a obrigação legal de seguir a determinação do Governo do Estado, caso seja antecipado o feriado de 9 de julho para a segunda-feira dia 25. Em relação às demais datas, o que geraria o “super feriado”, o prefeito descartou a antecipação.

“Guaíra, graças a Deus, vive uma situação bem diferente da Capital do Estado. A disseminação do vírus tem sido bem menor em nossa cidade. A população, em sua grande maioria, tem usado o bom senso e acatado nossas medidas de isolamento e distanciamento social e utilizando todas as medidas de assepsia e de enfrentamento ao coronavírus. Por isso, pelas análises que fizemos, não iremos antecipar os demais feriados. Vamos seguir o calendário do Governo do Estado”, pontuou José Eduardo.