Pular para o conteúdo

IBM lança toolkit para ajudar os desenvolvedores na construção de páginas web e aplicações mais acessíveis

 

São Paulo, maio de 2020 – A acessibilidade pode ser esquecida ou deixada para o final quando é difícil adaptar os websites ou aplicativos. Conforme o Global Accessibility Awareness Day (GAAD), a dificuldade de acesso aos atuais produtos digitais afeta um bilhão de pessoas globalmente. Na América Latina, 12,5% da população precisa de ferramentas acessíveis para ingressar ou trabalhar com conteúdos e aplicativos.*

No Dia Mundial para Promover a conscientização sobre a acessibilidade, a IBM anunciou um novo kit de desenvolvimento de código aberto que oferecerá aos desenvolvedores ferramentas necessárias para conduzirem suas aplicações e páginas web de forma mais acessível.

O IBM Equal Access Toolkit e o Accessibility Checker são ferramentas que os desenvolvedores e testers podem usar para incorporar acessibilidade diretamente dentro de suas cargas de trabalho:

• O IBM Equal Access Toolkit é um conjunto de orientações que entregam guias sobre acessibilidade a cada uma das pessoas de uma equipe, sobre todas as fases de criação de uma oferta empresarial.
• O Accessibility Checker ou verificador de acessibilidade, é parte de um kit aberto de ferramentas de automação. É uma extensão para browsers que permite aos desenvolvedores e auditores, verificar os componentes base de uma página web ou solução para encontrar problemas de acessibilidade.

Processos end-to-end: O que oferecem os toolkits?

• Um guia claro sobre o que é necessário em cada etapa de desenvolvimento, desde uma investigação inicial até o planejamento, desenho, desenvolvimento, verificação e lançamento;
• Uma desagregação de requerimentos de acessibilidade em cada etapa com sua priorização;
• Automação de testes;
• Verificador de acessibilidade baseado no browser com ajuda integrada que permite aprender a informação correta, exatamente no momento correto.

Garantindo que todas as pessoas da equipe sejam responsáveis pela acessibilidade

Todas as ferramentas estão construídas sobre o mesmo conjunto de regras necessários para cobrir as últimas normas de acessibilidade e que compartilham elementos guia para que todas as pessoas da equipe possam ser sejam responsáveis pela acessibilidade.

Cada guia vem em pequenos fragmentos que orientam sobre os pontos que devem ser vistos com prioridade para que a equipe obtenha o maior valor em um ritmo de trabalho mais eficiente.

O toolkit permite às equipes de produto criar ferramentas acessíveis sem precisar de um expert em acessibilidade ou educação formal. Ao mesmo tempo, os desenvolvedores podem completar o que precisam à medida que avançam seus projetos, sem perder a continuidade.

Além de destaque em tecnologias como Blockchain, inteligência artificial e computação quântica, a IBM tem uma longa história com diversidade e acessibilidade e incorporar esses aspectos em nosso trabalho cria melhor inovação e resultados. Nem sempre é fácil encontrar as melhores práticas ou guias para entender ou testar, em sua totalidade, as soluções de acessibilidade. Por isso, estabelecer uma plataforma de código aberto que permita às equipes de produto conceber, desenhar, desenvolver, enviar e informar sobre suas ofertas acessíveis, independentemente de sua experiência em acessibilidade, é o caminho a seguir.

Mais informação

Os desenvolvedores podem acessar o verificador através do GitHub ou baixar a extensão do browser nas lojas de Chrome ou Firefox.

Para executar o verificador em uma configuração por batch, o verificador pode ser obtido através do repositório de NPM. Dado que o toolkit é independente da tecnologia, pode ser usado em uma variedade de entornos baseados em Node.js para testes automatizados.

*Dados da CEPAL