Pular para o conteúdo

Covid 19: Cresce número de casos de violência contra crianças e adolescentes

São Paulo, 10 de junho de 2020. As medidas de distanciamento social, adotadas em todo o país para conter a propagação do novo Coronavírus, foram importantes para minimizar a incidência de registros da doença. Em contrapartida, acenderam o alerta para o aumento de denúncias de violência e maus tratos contra crianças e adolescentes em todo o país .

De norte a sul, houve crescimento expressivo de casos e em Campinas a realidade não foi diferente. De acordo com os dados do Sistema de Notificação de Violência, de janeiro a abril deste ano, as denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes na cidade cresceram 58,7%, em comparação com o mesmo período no ano passado e entre as formas de violência mais frequentes estão o abusosexual e a exploração infantil .

Para mudar esta triste realidade, diversas organizações têm mobilizado numa tentativa de proteger estas vítimas e é com esta intenção e para minimizar os impactos desta prática, que Campinas ganha agora mais um aliado: o Espaço Ludoteca, um ambiente acolhedor, especialmente desenvolvido para atender os pequeninos em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência sexual (e outras violências) .

O projeto, desenvolvido pelo Instituto Sabin, vai abrir as portas nesta sexta-feira, 12, para oferecer melhorias significativas dos atendimentos voltados a crianças e adolescentes em situação de violência, maus tratos ou negligência. Totalmente lúdico, o ambiente conta com jogos e recursos pedagógicos, psicoterapêuticos que pretendem a potencializar o atendimento das vítimas e ajuda-las a expressarem sua percepção do trauma. Uma equipe de profissionais especializados atuará no local, incentivando o manuseio dos objetos, para oferecer formas menos dolorosas e mais facilitadores de relatar o que passou.

Criado em 2008, o espaço Ludoteca está presente em diversas cidades brasileiras. São 111 unidades implantadas. A instalação resulta de parcerias estratégicas com governos e secretarias de estados e municípios. Em Campinas, este é o primeiro espaço e vai funcionar no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), fruto de uma aliança com a Secretaria Municipal de Saúde.

Serviço: A entrega do Espaço Ludoteca acontece nesta sexta-feira, 12, às 14h, no Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Espaço Criativo, no Jardim Campos Elíseos, Campinas. Por causa da pandemia, a cerimônia de entrega será restrita aos profissionais do local, com todas as medidas preventivas. Pessoas externas não terão acesso ao local.