Pular para o conteúdo

Sommelier e influenciadora digital Clara Phileto dá dicas sobre vinhos para o dia dos namorados

O dia mais aguardado pelos casais apaixonados está chegando: 12 de junho, dia dos namorados. Por conta do isolamento social, os jantares românticos vão ter que se adaptar, seja em casa ou a distância. Mas independente de como será a celebração, é importante que não falte um bom vinho! Para ajudar os casais nesta data, a sommelier e influenciadora digital, Clara Phileto revelou algumas dicas.

O que deve ser considerado na hora de escolher um vinho para uma comemoração dos dias dos namorados? Quais dicas?

Primeiro, vamos pensar no que será servido no jantar e a partir de então, decidir o vinho que irá acompanhar. Se a escolha for um fondue de queijo, carne e chocolate, que combina com o clima mais frio, as dicas podem ser:

Para o fondue de queijo, vinhos brancos com boa acidez, leves, frutados, com um pouco de mineralidade, como um varietal (feito com apenas uma uva) Pinot Grigio, Riesling ou Chardonnay e que não tenha tido passagem por madeira. Eles combinam com os queijos normalmente utilizados na receita, que são o Emmental e o Gruyère. É importante que o vinho não tenha um aroma muito acentuado para não “roubar” o sabor do fondue, não tornar o prato enjoado e “limpar” as papilas gustativas. A boa acidez do vinho também equilibra com o leite e gordura do queijo, tornando a harmonização perfeita.

Para um fondue de carnes magras, podemos considerar os vinhos assemblages (elaborados com mais de uma uva) que não sejam muito envelhecidos, a exemplo de um Bordeaux. A região, na França, é umas das áreas vinícolas de maior produção do mundo. Um espumante brut de bom volume em boca também harmonizaria bem se você optar por molhos mais fortes e condimentados ou carnes um pouco mais gordurosas.

Já na sobremesa, para harmonização, devemos considerar que o vinho seja tão doce ou mais que o prato. Para o fondue de chocolate, um espumante moscatel cairia bem. Finalizaria limpando as papilas gustativas e o aroma doce da uva moscatel equilibra o dulçor do chocolate, tornando o momento mais agradável. Um vinho licoroso de Colheita Tardia também seria uma ótima opção e harmonizaria muito bem com as frutas do fondue, assim como um vinho fortificado como o Vinho do Porto que ficaria muito agradável com o sabor do chocolate.

Qual seria a melhor opção para presentear o amado(a) que está passando a quarentena longe?

Já que o início do inverno aqui no Brasil é bem próximo do dia dos namorados, eu indicaria um bom Brunello di Montalcino. Classificado como DOCG (Denominazione di Origine Controllata e Garantita), é produzido na região da Toscana, território da comuna de Montalcino, província de Siena, Itália. Elaborado com a uva Sangiovese, são vinhos grandiosos e especiais. Com tons terrosos, de alta qualidade, únicos, perfumes limpos, equilibrados, encorpados e elegantes. Um dos vinhos mais famosos do mundo. Com certeza perfeito e especial para a ocasião. Mas, atenção! É preciso saber bebê-lo.