Pular para o conteúdo

Claudio Sassaki debate “Tecnologias para aprendizagem personalizada e adaptativa” no Wise Words

São Paulo, junho de 2020 – Mestre em Educação pela Stanford University e cofundador da Geekie, Claudio Sassaki foi o convidado do podcast Wise Words desta semana. O conteúdo produzido pela Cúpula Mundial da Inovação para a Educação, criada pela Fundação Catar, reúne os maiores especialistas mundiais na temática. O brasileiro foi pelo Stavros Yiannouka, CEO da WISE.

O bate-papo sobre “Tecnologias para aprendizagem personalizada e adaptativa” é em inglês pode ser acessado no link:
https://www.facebook.com/wiseqatar/videos/352116055757189

ensino adaptativo explora a tecnologia educacional para potencializar o aprendizado individual, reconhecendo o quê, onde, como e quando cada aluno aprende com mais facilidade. Enquanto na sala tradicional o professor dá aulas considerando a turma como um todo – sem tempo para olhar atentamente para as dificuldades ou facilidades particulares de cada aluno –, no ensino adaptativo ele utiliza dados para identificar a melhor forma de apoiar o desenvolvimento de cada um. Pioneira na modalidade no Brasil, a Geekie atua com ensino adaptativo para oferecer uma trilha de aprendizado personalizada, que também gera informações individuais e de turma para os educadores; os professores conseguem acompanhar em detalhes a evolução de seus alunos. Eles têm acesso a padrões de comportamento, como, por exemplo, por quanto tempo o estudante esteve online, quais páginas visitou e quantos minutos levou para realizar uma atividade – sem falar nos gráficos de performance em cada área de conhecimento ou disciplina.

Sobre Cúpula Mundial da Inovação para a Educação

Organizadora do Prêmio WISE (World Innovation Summit for Education), a Cúpula Mundial da Inovação para a Educação foi criada pela Fundação do Catar, em 2009, sob a liderança da presidente, alteza Xeica Moza bint Nasser. A WISE é uma plataforma internacional e multissetorial, destinada ao pensamento criativo baseado em evidências, debate e ação com propósito em educação.

Claudio Sassaki, cofundador da Geekie é um dos convidados da iniciativa que difunde o pensamento criativo baseado em evidências e dissemina boas práticas educacionais. As soluções oferecidas pela Geekie foram vencedoras do prêmio em 2016; a empresa foi reconhecida como uma das seis mais inovadoras do mundo no ano. O empreendedor brasileiro integra o comitê responsável pela premiação. “É muito inspirador participar desse podcast conduzido pelo Stavros Yiannouka, CEO da WISE, para trocar experiências, sobretudo em um momento em que a educação mundial está em rota de mudança por conta da pandemia da covid-19”, afirma Sassaki.

 

Sobre WISE Awards

Anualmente, a premiação WISE Awards – um dos maiores prêmios internacionais da área educacional, conduzido pela Cúpula Mundial de Inovação para a Educação – reconhece e promove seis projetos inovadores de sucesso que estão enfrentando desafios educacionais globais. Desde 2009, o WISE recebeu mais de três mil inscrições de mais de 150 países. Ao longo de dez anos, foram premiados 60 projetos, que se destacaram pela inovação, contribuição positiva e capacidade de adaptação e expansão. Essas iniciativas representam um recurso crescente de conhecimentos e boas práticas educacionais, que colaboram para construir uma comunidade de inovadores educacionais, destinado a oferecer um ambiente fértil para colaborações inovadoras. A rede de premiados WISE compreende projetos pioneiros que estão trazendo mudanças positivas para sociedades e comunidades.

Sobre a Geekie

Referência em educação com apoio de inovação no Brasil e no mundo, a Geekie foi fundada em 2011 – pelos empreendedores Claudio Sassaki e Eduardo Bontempo – com a missão de transformar a educação do país. Nos últimos sete anos, a empresa tem desenvolvido soluções inovadoras que potencializam a aprendizagem. Com foco no Ensino Médio e Fundamental II, a empresa alia tecnologia de ponta a metodologias pedagógicas inovadoras. Única plataforma brasileira de ensino adaptativo credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para o Guia de Tecnologias Educacionais – que identifica soluções tecnológicas capazes de melhorar a qualidade do ensino brasileiro – em sua trajetória a Geekie alcançou mais de 5 mil escolas públicas e privadas de todo país, impactando cerca de 12 milhões de estudantes.

Entre as certificações mais relevantes, a empresa destaca: WISE 2016 (Qatar Foundation), TOP Educação (Revista Educação, categoria software educacional mais lembrado do mercado), Empreendedor Social Brasil (Folha de São Paulo e Fundação Schwab), Empreendedor Social Mundial (Fundação Schwab), Trip Transformadores e Empresas Mais Conscientes (Revista IstoÉ) – além de compor a rede global de empreendedores Endeavor. A Geekie conta também com investidores de tradição na área educacional como família Gradin (por meio do fundo Virtuose), Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann (por meio do Fundo Gera), Arco Educação, além dos fundos, o norte-americano Omidyar Network e o japonês Mitsui & Co.  www.geekie.com.br

Claudio Sassaki – cofundador Geekie | Credito Heloisa Lisboa

Confira os 5 momentos da trajetória da Geekie