Pular para o conteúdo

Veja o desempenho das escolas brasileiras no Enem 2019

A tabulação da Evolucional com os dados do Enem 2019 resultou em uma lista de 19.598 escolas. O total é de 21,7% privadas e o restante, públicas.

A lista, que pode ser acessada por este LINK, inclui todas as escolas que se enquadram nos critérios mínimos estabelecidos para tabulação, considerando apenas alunos que estavam cursando ou eram concluintes do Ensino Médio em 2019.

(veja o desempenho de Guaíra/SP no final do texto)

A Evolucional, que tabulou os dados brutos do Enem 2019, divulgados pelo Ministério da Educação, incluiu apenas candidatos que não zeraram em nenhuma das provas objetivas e na redação. A média da escola foi calculada se ao menos 10 alunos participaram do Enem.

De acordo com a Evolucional, startup que auxilia escolas com soluções pedagógicas baseadas em dados e evidências, e que aplica simulados do Enem em mais de 2500 escolas brasileiras, 22% das escolas listadas na tabulação de 2018, ou seja, anterior a essa, prepararam seus alunos para a realização do exame por meio de um simulado oferecido pela empresa e que utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), a mesma do Enem, para corrigir e dar notas aos estudantes.

“Notamos ao longo do tempo que as escolas que apresentam bons resultados, e consequentemente bom posicionamento no Enem, são aquelas que utilizam os resultados das avaliações realizadas ao longo do ano para estruturar o seu planejamento e propor ações pedagógicas específicas, baseadas nas necessidades apontadas pelos dados. A partir dos resultados de simulados do Enem, por exemplo, é possível orientar cada aluno a estudar conteúdos que ele ainda não domina tão bem e que podem fazer a diferença em seu desempenho” afirma Vinícius Freaza, Diretor de inovação Pedagógica da Evolucional.

Sobre a Evolucional

Fundada em janeiro de 2014, a Evolucional é uma startup de educação baseada em evidências. A Evolucional entrega soluções educacionais e tem o objetivo de auxiliar gestores e educadores a tomarem decisões pedagógicas através de dados e processos. A empresa está presente em mais de 2.500 escolas de 720 cidades em todo o país. Como carro chefe a startup tem o Simulado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A metodologia utiliza a prática conhecida como TRI (Teoria de Resposta ao Item), que chega a uma precisão de 99,7% do resultado e, só em 2018, a empresa realizou 800 mil simulados. A Evolucional atua nas principais escolas do país, incluindo o Farias Brito, que ficou posicionada em 1º lugar no Enem de 2018, segundo os microdados do Inep.

Escolas de Guaíra:

Resultado de Guaíra/SP sem Redação:
Resultado de Guaíra/SP com Redação: