UMA DELÍCIA DOS DEUSES

Aqui no Brasil essa guloseima feita do cacau encontrou um parceiro culinário, o leite condensado, e deu origem a um dos doces mais populares do Brasil: o brigadeiro
A união entre o chocolate e o leite condensado deu origem a um dos doces mais populares do Brasil Divulgação
A união entre o chocolate e o leite condensado deu origem a um dos doces mais populares do Brasil
Divulgação

No próximo dia 7 de julho comemora-se o Dia Mundial do Chocolate, um dos alimentos mais consumidos e apreciados no mundo. Não se sabe ao certo o porquê da escolha da data, mas acredita-se que seja referente ao registro histórico da entrada do chocolate na Europa, ainda no século 15. Mas de qualquer forma é mais uma boa desculpa para apreciar esta delícia vinda do cacau.

E para celebrar a data, o Grupo Marajoara irá disponibilizar em seu portal e redes socais três receitas bem práticas para fazer um doce legitimamente brasileiro fruto da união entre o chocolate e o leite condensado: o brigadeiro. “Vamos ensinar a fazer o brigadeiro de microondas, o brigadeiro frio e o brigadeiro tradicional”, explica Tauhana Porto, responsável pelas ações de marketing da marca.

Antes de chegar ao continente europeu, o chocolate já era consumido pelas antigas civilizações Maias e Astecas, os povos originários das Américas, que consideravam o alimento sagrado.  Aliás, o nome científico do cacau, Theobroma cacao, quer dizer “elixir dos deuses”. Uma lenda Maia diz que foram entidades divinas teriam dado o chocolate à humanidade. Isso talvez explique um pouco do fascínio e da sensação de bem-estar que esse alimento proporciona às pessoas.

Parceiro culinário
E em meados do século 19, quando foi inventado outro alimento também adorado pelas pessoas no mundo inteiro, o leite condensado, o chocolate encontrou um grande parceiro culinário. E aqui no Brasil essa parceria deu origem a um dos doces mais populares no país, o brigadeiro.

Diz a história que a guloseima ganhou esse nome nas eleições de 1945, graças à campanha para Presidência da República do então candidato brigadeiro Eduardo Gomes, que tinha um slogan bem curioso: “Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro.” Ele ganhou muito apoio de muitas mulheres, que começaram a fazer guloseimas, e entre elas o doce feito com chocolate em pó e leite condensado, e a iguaria ficou conhecida como o doce preferido do brigadeiro.

Pois é, o chocolate além de cultura é bom para saúde também. Consumido moderadamente e num teor mais amargo traz benefícios como alívio do estresse, combate à ansiedade e a depressão e ainda é fonte de muita energia.

Publicidade:
Anterior REABERTURA DE BARES E RESTAURANTES REQUER SELO QUE GARANTE LIMPEZA E SEGURANÇA DE AMBIENTES
Próxima Live vai unir orquestra, eletrônico e pop em manifesto a favor do uso de máscaras