Pular para o conteúdo

Conheça cinco aplicativos divertidos para te ajudar a cuidar das finanças

84% dos brasileiros têm dificuldades financeiras e dívidas por não saberem como cuidar de seu dinheiro, de acordo com pesquisa recente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (ABEFIN) em maio revelou que 84% dos brasileiros têm dificuldades financeiras, prejuízos e dívidas por não saberem como cuidar de seu dinheiro. Com a democratização da tecnologia, aprender a cuidar das finanças não precisa ser chato, nem difícil, e alguns apps e plataformas podem ajudar nessa missão – já que é possível aprender usando o celular como aliado. 

Segundo o executivo João Figueira, Head de Operações da fintech Simplic (www.simplic.com.br), a educação financeira tem como objetivo auxiliar as pessoas na administração dos seus rendimentos, orientando também sobre o consumo consciente. “É notória a relevância da educação financeira para o bem-estar de cada um. Saber lidar com o dinheiro, seja para gastar com inteligência ou programar suas despesas, é fundamental para evitar possíveis dívidas no futuro”, comenta.

Para auxiliar quem tem dúvidas, a Simplic separou alguns aplicativos com linguagem simples e dicas práticas para quem quer começar a cuidar das finanças. Confira:

1- Toshl Finance – descubra onde você está gastando mais

Esse aplicativo conta com a ajuda de um personagem, um monstrinho virtual, que mostra todas as  despesas e receitas pessoais e possibilita gerenciá-las de um modo simples e fácil. Além disso, ele permite que os clientes façam orçamentos e mapas de movimentação financeira, podendo exportar os resultados para outras plataformas como Excel e Word. O Toshl Finance é gratuito e está disponível para iOS (iPod Touch, iPhone e iPad), Android, Windows Phone e Symbian. Com ele, também é possível descobrir onde você está gastando mais, além de ficar atento nos vencimentos de suas contas e gastos.

2- Minhas Economias – alcance suas metas com ajuda de lembretes

O app “Minhas Economias” conta com uma tecnologia que permite que o usuário monte planilhas com tudo o que for debitado ou depositado em conta. Ele atua como um gerenciador financeiro e também permite estabelecer metas para realizar algum desejo, enviando lembretes de quanto falta para alcançá-la. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android.

3- Organizze – organize suas finanças na nuvem

No Organizze, é possível se ter o controle de tudo que entra e sai da conta, sem precisar de uso constante da internet, pois o aplicativo salva todos os dados inseridos e os transfere para a nuvem. Além disso, todos os dados são criptografados para evitar invasões de pessoas não autorizadas. Usado por mais de 2 milhões de pessoas, o app possibilita organizar contas e cartões num único lugar. Além disso, reúne informações educacionais sobre o universo do dinheiro. Como poupar, investir, economizar no dia a dia entre outros temas. O aplicativo possui planos para os usuários mas é possível baixá-lo gratuitamente, sendo disponível para Android e IOS.

4- Bill Reminder – Não atrase as contas nunca mais!

O app tem lembretes para ajudar os usuários a não se perderem com as datas de vencimentos das contas – ajudando a evitar o pagamento de juros por atraso. Ele possui um calendário específico para faturas e boletos bancários, onde também é possível programar tarifas de despesas mensais fixas. Como ele trabalha com alertas, não é necessário acessar o aplicativo toda vez que quiser consultar o vencimento de uma conta, pois as notificações de lembretes são sempre enviadas ao usuário. O aplicativo é gratuito, sendo disponível para Android e IOS.

5 – Money Lover – Crie etiquetas para catalogar os gastos

O Money Lover permite acompanhamento de diversas contas separadamente, controlar receitas e despesas e montar orçamentos. Os gatos são apresentados em gráficos com formato de pizza e barras, que podem ser visualizados por diversas categorias, filtradas no próprio aplicativo. A interface é moderna, bonita e organizada, proporcionando uma experiência de uso muito agradável e intuitiva. O app está disponível para baixá-lo gratuitamente para Android e IOS.

 

Sobre a Simplic

Lançado em 2014 no Brasil, a Simplic é a primeira plataforma de crédito pessoal 100% online do País. Inovadora, a ferramenta utiliza inteligência artificial, machine learning e big data para analisar dados dos usuários advindos de mais de 200 variáveis e é capaz de gerar uma resposta em menos de 3 segundos. Oferece empréstimos entre R$500 e R$3.500, que podem ser pagos em 3, 6, 9 ou 12 vezes, tudo de forma prática, rápida, segura e digital. Hoje, analisa mais de 10 mil propostas por dia e já originou meio bilhão de reais desde o início das operações.