São Paulo, julho de 2020 – Em meio ao avanço do novo coronavírus e a necessidade da quarentena, a maioria da população iniciou o uso excessivo do celular e computador, deixando as pessoas ainda mais expostas as luzes azuis emitidas por aparelhos eletrônicos. O efeito nocivo disso é bem conhecido pelos especialistas: o uso diário e prolongado destes aparelhos pode trazer sérios problemas oftalmológicos.

De fato, um exame oftalmológico pode detectar mais de 270 condições médicas diferentes – desde diabetes a doenças cardíacas. Segundo especialistas, é imprescindível consultar o oftalmologista pelo menos uma vez por ano, pois o acompanhamento médico e a rotina de exames podem prevenir e diagnosticar problemas precoces. Mas neste momento, é preciso estar atento e seguir as recomendações das organizações de saúde, caso seja necessária uma consulta médica.

Por isso, uma das principais recomendações é manter as mãos sempre limpas e evitar levá-las aos olhos. De acordo com a Dra.  Débora Sivuchin, oftalmologista da Johnson & Johnson Vision é importante seguir as orientações fornecidas pelas autoridades de saúde pública. “Nesse momento é importante conscientizarmos toda a população com informações relevantes sobre prevenção na propagação do novo vírus. Para os usuários de lentes de contato, a rotina não precisa mudar, desde que as recomendações de cuidados sejam seguidas rigorosamente”.

Há muito o que fazer em casa para ajudar a sua saúde ocular e o bem-estar geral, até que possa ser feita uma visita ao oftalmologista. Para celebrar o Dia Mundial da Saúde Ocular (10/07), criado para ampliar a conscientização sobre a conexão da visão com a saúde geral, confira 7 motivos para cuidar dos olhos de forma simples e segura:

  1. Olhos secos, dores de cabeça e visão turva, são alguns dos sinais de que você passa muito tempo exposto a tela digital
  2. Certifique-se de seguir a regra 20-20-20 para dar uma pausa nos olhos: a cada 20 minutos, olhe para uma distância de 20 pés (6 metrôs) por 20 segundos
  3. Além disso, mantenha a tela do computador a uma distância de 50 centímetros afastada do rosto e ligeiramente abaixo do nível dos olhos.
  4. Parece que você está sempre olhando para uma tela? Lembre-se de fazer uma pausa para piscar.
  5. Tem vontade de esfregar os olhos? Use um lenço de papel em vez dos dedos.
  6. Concentre-se na saúde geral para melhorar a saúde ocular – comer corretamente, ser ativo, conhecer o histórico familiar – também pode ter um impacto em uma visão saudável.
  7. Imprima o quadro deste link e coloque em uma parede a cerca de 6 metros da tela do computador.

Sobre a Johnson & Johnson Vision

A Johnson & Johnson Vision, o principal fabricante de lentes de contato do mundo, está totalmente comprometida em melhorar a qualidade de vida dos pacientes e em trabalhar em parceria com os oftalmologistas. Desde ACUVUE®, marca que fez sua estreia em 1987 com a primeira lente de contato gelatinosa e descartável do mundo, a empresa tem, repetidamente, apresentado produtos inovadores e de alta qualidade para o setor. ACUVUE® traz soluções para correção de astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia e está nos olhos de cerca de 35 milhões de pessoas ao redor do mundo. Para obter mais informações, visite www.acuvue.com.br.