Pular para o conteúdo

Menos tela: Maple Bear ensina brincadeiras e atividades criativas para fazer em casa, com a família no isolamento

São Paulo (SP), julho de 2020: Enquanto avançam as discussões em relação ao retorno às aulas presenciais em todo o País, já está claro que teremos mais algumas semanas de distanciamento e que, mesmo na volta, as atividades à distância continuarão a ter um papel importante.

Pensando nisso, a Maple Bear, rede canadense de ensino bilíngue com 140 unidades no Brasil, irá promover uma série de quatro webinars gratuitos e abertos ao público no Youtube, para ensinar o passo a passo de brincadeiras criativas e atividades lúdico-educativas.

O objetivo é complementar as atividades regulares de ensino à distância e incentivar os jovens a manterem o interesse pela aprendizagem de forma independente. A última transmissão, com interação ao vivo, ocorre no dia 13 de julho, às 17h, no canal do Youtube da Maple Bear (confira abaixo a grade). Os videos com as atividades anteriores estão disponíveis no Youtube.

“O brincar tem um papel fundamental no processo de aprendizagem, ainda mais agora que os alunos estão afastados da comunidade escolar. É na brincadeira que eles colocam em prática seus conhecimentos, têm dúvidas, pesquisam e testam hipóteses. Tudo de maneira orgânica e por iniciativa própria. Selecionamos quatro opções que podem ser feitas em casa e que estimulam justamente estes processos de forma a ser mais um apoio no ensino que segue sendo feito em casa, de forma remota, por conta da pandemia”, afirma Cintia Sant’Anna, diretora acadêmica da Maple Bear.

O primeiro webinar será sobre como criar o seu próprio slime (espécie de massa gelatinosa, febre nas redes sociais) com materiais seguros e caseiros. Serão necessários cola tradicional, água boricada, bicarbonato de sódio, condicionador e corante, sendo este último item opcional. Já o segundo trará uma série de opções de brincadeiras para fazer com os pais.
O terceiro será um tutorial com passo a passo de como fazer diversos origamis, as famosas dobraduras em papel, em formato de coração, fantoche, rosto do urso etc. Serão necessários papel A4, algo para colorir e tesoura sem ponta. Encerrando, haverá uma série de experimentos científicos caseiros. As atividades serão ministradas por criadores de conteúdo para internet, entre eles, um psicólogo e Arte terapeuta e uma apresentadora da Natgeolab, todos com experiência em suas respectivas áreas.

“Com esta iniciativa, esperamos também oferecer opções de atividades fora das telas e que possam aproximar ainda mais o núcleo familiar. Tudo isso de forma divertida!”, ressalta a diretoria acadêmica da Maple Bear.

Além desta série de webinars, a rede já promoveu três outras palestras on-line gratuitas no Youtube (em inglês), voltadas a orientar pais a auxiliarem seus filhos nas atividades escolares. Para manter o ensino regular de seus alunos, foi criado o Maple Bear Digital Learning Community, comunidade colaborativa on-line que reúne recursos de apoio e orientações para pais, alunos e professores. Na plataforma estão disponíveis materiais para alunos e professores utilizarem à distância, além de recursos especiais adequados à cada faixa etária.

Sobre a Maple Bear
Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com mais de 450 escolas em 20 países, atendendo mais de 45 mil crianças e adolescentes, a Maple Bear Canadian School é uma das líderes mundiais em educação bilíngue, oferecendo ensino Infantil, Fundamental e Médio de alta qualidade, fundamentado nas melhores práticas que posicionam a educação canadense entre as melhores do mundo. As escolas Maple Bear proporcionam um sistema de aprendizagem centrado no aluno, em um ambiente seguro e estimulante, despertando a paixão por aprender ao longo de toda a vida. No Brasil, a Maple Bear está presente em todas as regiões do País com 145 escolas, que contam com uma metodologia canadense de ensino experiencial, bilíngue e multicultural. Em 2017, o Grupo SEB tornou-se o controlador da master franquia brasileira, que investe em treinamento com educadores canadenses, oferece uma oportunidade de negócio sólido e com propósito social que contribui com a formação dos jovens e do País.