Pular para o conteúdo

PROCON-SP ALERTA PARA GOLPE DA TROCA DE CARTÃO

Em tempos de pandemia, criminosos aproveitam a vulnerabilidade das pessoas e aplicam golpe da troca do cartão do banco para fazer saques e transações indevidas. O @proconsp está de olho na segurança dos consumidores e orienta como evitar a situação.

Como funciona

O criminoso aborda o consumidor quando ele sai da agência bancária como se fosse um funcionário do banco – com roupa e crachá de identificação – e alega que devido a um erro na transação, precisa verificar o seu cartão. Após a entrega, o criminoso troca o cartão sem que o consumidor perceba e o devolve. Saques e transferências indevidas são realizadas.

Como evitar

O consumidor deve lembrar que a senha não deve ser passada a terceiros em nenhuma ocasião; deve ficar sempre atento ao cartão e conferi-lo na devolução.

Ao usar o cartão, deve também observar se a senha está sendo digitada na tela certa e lembrar que o campo de senha mostra apenas asteriscos, nunca os números digitados.

É preciso redobrar a atenção e estar atento. Veja o vídeo clicando aqui.

“Nesse período de pandemia, os golpes aplicados se multiplicaram, principalmente, no sistema bancário. Não entregue sua senha para ninguém, nem por telefone, nem pessoalmente. E se você for vítima, procure o @proconsp, que irá verificar a responsabilidade da agência bancária e informar a polícia civil.”, destaca Fernando Capez, secretário estadual de defesa do consumidor.

Com o objetivo de prevenir o consumidor contra alguns golpes aplicados durante a pandemia, o @proconsp está lançando uma série com vídeos de alerta e orientação.

Procon-SP