Crédito: alimento foto criado por freepik – br.freepik.com

Após meses de isolamento social por conta do novo coronavírus, alguns setores da economia já estão, aos poucos, retomando suas atividades. Diante disso, os cuidados com a saúde dos funcionários e a higienização deles no ambiente corporativo ganham papel de destaque, especialmente no momento das refeições. Levar a própria comida, por exemplo, é uma opção não apenas mais econômica, como também mais saudável e segura para evitar que as pessoas se exponham além do necessário para comer. 

Apesar dessas vantagens, é preciso atenção na hora de preparar a marmita. Para manter uma dieta equilibrada, o ideal é ter o acompanhamento do nutricionista. O profissional vai levar em conta o seu perfil e as necessidades do seu corpo para indicar quais alimentos devem ser consumidos. E para te ajudar e dar aquele empurrãozinho nessa volta à rotina, a Júlia Canabarro, nutricionista e consultora da Dietbox – startup responsável pelo software de nutrição mais utilizado no Brasil – , dá 4 dicas para deixar a marmita mais nutritiva e saudável. E ainda explica quais cuidados tomar ao preparar as refeições que serão consumidas fora de casa.

Escolha um cardápio colorido:

Quando se trata de marmita, o recomendável é que ela seja sempre balanceada. Numa refeição ideal, ½ dela deve ser composta por verduras e legumes (crus ou cozidos) e ¼ por carboidratos como arroz e batata. Já as proteínas completam o restante do prato e podem ser de origem vegetal ou animal, desde que sejam magras e, de preferência, grelhadas. O recomendado é deixar a marmita bem colorida, optando sempre por alimentos frescos e naturais. Isso ajuda a garantir variedade de nutrientes. Vale lembrar que isso vai depender dos objetivos individuais e indicações do nutricionista.

Prepare e higienize corretamente os alimentos:

Depois de montar um menu balanceado, a higienização é fundamental para preparar a marmita. Além de lavar os alimentos em água corrente, cozinhá-los bem, acima dos 70°C, torna os alimentos mais seguros à saúde e prolonga a durabilidade da refeição. O cozimento correto garante não apenas um sabor melhor, como uma maior segurança principalmente em relação aos ovos, peixes e carnes.

Já em relação à higienização, é importante realizar a limpeza e a desinfecção de legumes, frutas e vegetais folhosos. Primeiro, lave em água corrente retirando todas as sujidades visíveis. A desinfecção pode ser feita com hipoclorito de sódio ou água sanitária – 1 colher de sopa para 1 litro de água, ou conforme as instruções do fabricante presentes na embalagem. Os alimentos devem ficar de molho por 15 minutos e depois lavados em água corrente. Por fim, devem secar naturalmente.

Armazene a marmita e as refeições do dia de forma correta:

Recipientes de vidro são mais indicados por serem livres do Bisfenol, substância nociva à saúde presente no plástico. Além disso, podem ir direto ao microondas e não deixam cheiro e nem gosto. Investir em uma bolsa térmica ajuda a armazenar a marmita e as refeições do dia de forma correta. Para esterilizar esses utensílios que tiveram contato com diversas superfícies, utilize hipoclorito de sódio diluído em água ou solução de álcool 70%.

Tenha atenção na hora de comer:

Depois de seguir todas essas dicas, não esqueça que atitudes simples fazem toda a diferença na hora das refeições. Entre elas, lavar as mãos ou usar álcool em gel 70%, evitar sentar muito próximo aos demais colegas de trabalho e não compartilhar talheres e copos, que são de uso individual e não coletivo. Cada um precisa fazer sua parte para garantir o bem-estar de todos.

Sobre a Dietbox

Fundada em 2013, a Dietbox é a empresa responsável pelo software online de nutrição mais utilizado por profissionais da área, que oferece aos nutricionistas uma ferramenta de aproximação e fidelização de pacientes. A startup conta com mais de 160 mil profissionais e estudantes no sistema, mais de 2 milhões e meio de pacientes cadastrados e está presente em 14 países. Em 2019, a companhia deu início ao seu processo de internacionalização e personalizou o software para o mercado chileno. A Dietbox ocupa posição de líder de mercado no Brasil. http://dietbox.me