CONHEÇA O MINDFUL EATING, ESTADO MENTAL QUE PERMITE COMER CONSCIENTEMENTE

Alimentação consciente ajuda a repensar a relação com a comida 
(Crédito: Divulgação)
(Crédito: Divulgação)

Mindfulness é um tipo de estado mental que promove a atenção plena na realização das atividades diárias, garantindo a autorregulação da atenção para que cada tarefa seja realizada de maneira presente e conscientemente, sem que as coisas sejam feitas de maneira “automática”, permitindo que sensações, memórias e sentimentos relacionados à determinada ação sejam percebidos e aceitos.

Essa maneira de realizar as atividades do cotidiano pode ser fruto de treinamento e aprendizagem adquiridos através da meditação e de outros exercícios. O mindfulness é, inclusive, muito usado para diminuir o sentimento de ansiedade, permitindo que tudo seja feito com calma e conscientemente, impedindo que a mente fique vagando em outras questões.

Desse movimento, surgiu o mindful eating, uma maneira diferente de encarar a alimentação, tornando os processos de escolha dos alimentos, preparação da refeição e momento de comer mais conscientes e cuidadosos. Assim, é possível fazer melhores escolhas e comer com mais cuidado, aumentando a sensação de saciedade e até diminuindo a quantidade de comida necessária no prato.

O primeiro passo é antes e depois da refeição: dar uma nota para a fome no momento em uma escala de 1 a 10, para entender o quanto de comida é necessário e se aquele prato fez um bom papel em saciar a fome. Isso ajuda a definir os melhores horários para fazer as refeições, além da escolha dos pratos. Outro ponto importante é eliminar as distrações, como celular e computador, durante a refeição, já que elas impedem a concentração plena do processo de comer, fazendo com que seja necessária uma maior quantidade de comida no prato para se sentir satisfeito.

Fazer uma pausa durante a mastigação, repousando os talheres na mesa a cada garfada, ajuda a diminuir a velocidade com que a refeição é feita, além de permitir uma maior atenção na textura, no cheiro e sabor do que está sendo degustado.

Mesmo para quem não tem tempo de preparar uma refeição todos os dias, é possível seguir o mindful eating com pequenos cuidados. No momento da fome, é possível usar a opção “restaurantes perto de mim” em aplicativos de entrega para descobrir os restaurantes mais próximos, e basta analisar as opções com cuidado para definir qual será o prato escolhido – de preferência, uma opção saudável e com ingredientes ricos, para saciar a fome e não exagerar.

Com o processo de mindful eating, é possível construir uma relação mais saudável com a comida, eliminando as dietas restritivas e a compulsão por comida, permitindo que a fome seja saciada com um processo de alimentação correto, mastigando com pausas e tornando a refeição consulente, além de reduzir problemas de digestão e até mesmo gerenciando as emoções sentidas durante a alimentação.

Publicidade:
Anterior MCDIA FELIZ 2020 SERÁ REALIZADO EM 21 DE NOVEMBRO
Próxima COMO FICA O INSS DE QUEM TEVE SALÁRIO REDUZIDO OU CONTRATO SUSPENSO?