DIETAS LOW CARB SÃO INDICADAS ATÉ PARA IDOSOS, CRIANÇAS E CONVALESCENTES

Dietas low carb, à base de proteínas, gorduras e fibras e restritas em carboidratos, não são indicadas apenas para quem busca a forma física perfeita.

Dietas low carb, à base de proteínas, gorduras e fibras e restritas em carboidratos, não são indicadas apenas para quem busca a forma física perfeita. Muito pelo contrário. Estudos mostram que são fundamentais para idosos, crianças e também convalescentes.

Para idosos esta dieta atua em várias frentes, do controle da pressão sanguínea até redução de insulina, glicemia, colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos, evitando uma série de problemas de saúde, como infarto, diabetes, derrame e até falência renal.

Já para crianças, além de fortalecer o sistema imunológico e prevenir anemias, as proteínas auxiliam no crescimento de ossos, músculos e tecidos. E esta mesma propriedade de regeneração de músculos e tecidos serve a pessoas que estão se recuperando de cirurgias.

Por fim, a dieta low carb também é indicada para portadores de doenças cardíacas ou crônicas, como câncer, epilepsia, Parkinson ou Alzheimer.

Dados da pesquisa Vigitel 2019 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), apresentada pelo Ministério da Saúde em abril de 2020, mostram que 7,4% dos brasileiros têm diabetes, 24,5% hipertensão e 20,3% estão obesos.

Mas como substituir produtos tradicionalmente ricos em carboidratos, que estão na preferência dos brasileiros, como pães? Felizmente o mercado já possui uma série de alternativas, inclusive pães proteicos, que também são livres de açúcar, glúten e lactose. Os da marca Got U Protein (www.gotuprotein.com), por exemplo, têm 15g de proteínas (mais do que está disponível em 60g de carne bovina, frango ou ovo) e apenas 2g de carboidratos em duas fatias. Para se fazer uma comparação, o pão francês possui 4g de proteína e 35g de carboidrato e o pão de forma convencional 3g e 27g, respectivamente.

Publicidade:
Anterior COMEMORE O DIA DOS PAIS COZINHANDO PARA O PAIZÃO
Próxima RIBEIRÃO RODEO MUSIC ADIA O EVENTO PARA 2021 E INFORMA POLÍTICA DE DEVOLUÇÃO DE INGRESSOS