Pular para o conteúdo

EMPRESA DE BIOTECNOLOGIA CRIA TESTE DE AUTO COLETA PARA COVID-19 COM 100% DE EFICÁCIA E RESULTADO EM 24 HORAS

O teste RT-PCR via saliva tem eficácia garantida, diferente dos testes por via respiratória que são mais desconfortáveis. Imagem: Letícia Tsuruda

Com mais de 75 mil mortes e mais de 2 milhões de casos confirmados do novo coronavírus, o Brasil está no último lugar em número de testes dentre os países mais afetados. De acordo com as últimas atualizações do Ministério da Saúde, até o início de julho foram realizados 13,7 testes a cada mil habitantes. Nos EUA, país com mais óbitos, o número de testes para essa quantidade de pessoas é de 93,62, segundo levantamento da Universidade de Oxford. 

Quando os primeiros casos de CoviD-19 foram confirmados no Brasil, a empresa de biotecnologia e genética DNA Consult de São Carlos (SP) se adiantou na realização de diagnósticos moleculares utilizando o método PCR em tempo real e lançou o teste #SalvaVidasCovid. A forma mais comum e conhecida até agora para realizar este teste é por meio da retirada de amostras da nasofaringe, onde um longo cotonete é introduzido cerca de 15cm através da narina de uma pessoa com suspeita de CoviD-19. Mas a tecnologia desenvolvida pela DNA Consult facilita o exame, possibilitando a coleta de saliva pelo próprio paciente de forma simples, rápida e confortável. 

O #SalvaVidasCovid foi desenvolvido prioritariamente para empresas. Para o Cofundador e Diretor Científico da DNA Consult, Euclides Matheucci Jr., a testagem pelas empresas contribui para a retomada gradual e segura das atividades econômicas, evitando que os colaboradores e clientes sejam contaminados pelo Sars-CoV-2.

“Além do objetivo principal de prevenir o contágio do coronavírus no país, temos como meta com o #SalvaVidasCovid contribuir para a retomada das atividades econômicas ao ajudar as empresas oferecendo um diagnóstico mais rápido, barato e, principalmente, seguro. Quando o empregador sabe com antecedência que um de seus funcionários está com CoviD-19, ele pode afastá-lo pelo tempo necessário e de acordo com o período de transmissão do vírus, que pode variar. Com isso, ele garante a proteção de toda a equipe e suas famílias, além dos clientes. Assim é possível uma retomada segura no trabalho para todos”, afirma Matheucci. 

A DNA Consult fornece um kit para coleta individual. Com o material em mãos, o paciente expele a saliva dentro de um tubo e armazena em um envelope plástico que garante a integridade da amostra por até 3 dias. Depois que a amostra é recebida pelo laboratório, o resultado sai em até 24 horas.  Os testes, que estão disponíveis para todo o país, possuem um preço mais competitivo do que é oferecido atualmente no mercado. Companhias que comprarem testes para mais de 10 funcionários ainda conseguem negociar o valor. Para consultar os valores, é preciso entrar em contato diretamente com a DNA Consult em seus canais de atendimento.

Os testes do tipo sorológico, realizados a partir da coleta de sangue do paciente que identifica anticorpos produzidos no organismo também são conhecidos como testes rápidos, comercializados em farmácias e, por isso, se tornaram tão populares. Porém, eles não garantem eficácia nos resultados. Para um resultado mais preciso, a OMS e ANVISA recomendam somente o PCR em tempo real. Diferente do sorológico, o exame molecular, como o oferecido pela DNA Consult, consegue identificar o vírus ativo no organismo infectado. 

“Os teste do tipo sorológico, que identificam anticorpos produzidos contra o Sars-CoV-2 são uma metodologia indireta com várias falhas: a maioria dos indivíduos não produz anticorpos permanentes contra o vírus; os reagentes utilizados para a produção dos testes podem não ser adequados. Artigos científicos recentes mostram que tais testes apresentam até 40% de falsos negativos” explica Euclides Matheucci Jr.

Além do exame para CoviD-19, a empresa oferece exames genéticos clínicos que são usados para o diagnóstico de doenças e condições do paciente e também exames com informações genéticas para prevenção de doenças ou condições e mudanças de hábitos.

Sobre a DNA Consult

A DNA Consult Genética e Biotecnologia trabalha com genética molecular. Criada em 1998 na cidade de São Carlos-SP, a empresa é especializada em análise de DNA. A partir de resultados das análises genéticas oferecidas, é possível identificar a condição clínica do paciente e oferecer tratamentos específicos, além de contribuir para a prevenção de doenças. 

Para atuar, a empresa possui todas as certificações e habilitações da ANVISA, Vigilância Sanitária e Instituto Adolfo Lutz.