Pular para o conteúdo

FERIDAS CRÔNICAS COMPROMETEM A QUALIDADE DE VIDA DE 5 MILHÕES DE BRASILEIROS, ESPECIALMENTE IDOSOS

Uma das principais causas de afastamento pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são as feridas crônicas que atingem cerca de cinco milhões de brasileiros e geram altos custos de tratamento para a saúde pública.

Estudos já realizados no país apontam a alta prevalência e incidência de feridas principalmente em pessoas idosas, muitas vezes comprometendo severamente a qualidade de vida.

As feridas crônicas e úlceras, são lesões na pele cuja reparação da integridade anatômica e funcional (cicatrização) não acontece conforme o esperado. As principais causas desse tipo de lesão são a insuficiência venosa e a diabetes, com complicações em 84% dos casos, segundo estudos norte-americanos.

O agravamento pode, inclusive, levar à amputação do membro, o que compromete ainda mais a qualidade de vida.

Teresinha dos Santos, 70 anos, desenvolveu uma ferida na perna devido a problemas na circulação sanguínea, o que a prejudicou no trabalho como vendedora no comércio de rua.

“Não conseguia fazer as atividades mais básicas do dia a dia por não conseguir caminhar, devido à ferida. Sentia muitas dores, fiquei impotente e com a sensação de que a perna perdeu a força” conta.

Neste momento é comum a aplicação de pomadas e antibióticos sem orientação médica, pois muitas pessoas acreditam que este tipo de medicamento sozinho poderá cicatrizar as lesões na pele.

“Qualquer pessoa com uma lesão na pele que demora muito a cicatrizar precisa procurar orientação médica. Principalmente quando as lesões são decorrentes de alguma outra enfermidade”, explica Antônio Rangel, enfermeiro estomaterapeuta, especialista no tratamento de feridas.

Tratamento e tecnologia

O Brasil é um dos principais polos de desenvolvimento de produtos para a cicatrização da pele, como a Pele de Tilápia e a Membracel.

A Membracel, desenvolvida pela paranaense Vuelo Pharma, já está disponível no mercado e com certificação da Anvisa, ao contrário da Pele de Tilápia.

“Faço o tratamento com Membracel e notei a diferença rapidamente. A pele está se recuperando mais rápido e também não sinto mais dor”, avalia Terezinha.

A Membracel é uma membrana de celulose cristalina capaz de substituir temporariamente a pele, além de isolar as terminações nervosas e acelerar o processo cicatricial.

“O produto é indicado para diversos tipos de lesões de pele, como queimaduras de segundo grau, escoriações e feridas profundas. É versátil, multiuso e já está há 20 anos no mercado”, detalha Thiago Moreschi, sócio-diretor da Vuelo Pharma.

 

Saiba como comprar no site da fabricante:
https://www.vuelopharma.com/